InícioEditorialEntretenimentoSP reclama de chá de cadeira para usar o Córtex, o Big...

SP reclama de chá de cadeira para usar o Córtex, o Big Brother federal

São Paulo – A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) ainda aguarda resposta do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que São Paulo possa usar o sistema Córtex, plataforma federal de vigilância alimentada por dados de milhares de câmeras no país.

A adesão ao Córtex foi uma das primeiras ações do secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, que assumiu a pasta há quase dois meses. A implantação da medida, no entanto, depende do aval do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“Aliás, a gente está esperando. Nós assinamos no dia 2 de janeiro e ainda não tivemos respostas do governo federal”, declarou Derrite, que é defensor da plataforma de vigilância, criticada por entidades de defesa à privacidade por supostamente permitir o acesso a dados sensíveis de cidadãos e empresas.

Lançada experimentalmente em 2018, o Córtex ganhou força durante o governo Jair Bolsonaro (PL) e chegou a ser alvo de pedido de suspensão do Ministério Público Federal (MPF), em 2022, negado pela Justiça.

Muralha PaulistaLogo nos primeiros dias de gestão, Derrite afirmou que o sistema seria o “guarda-chuva” da Muralha Paulista, programa do governo Tarcísio que prevê o uso de diferentes tecnologias para combater o crime organizado.

Com inteligência artificial, o Córtex funciona a partir de câmeras instaladas em ruas, avenidas, rodovias e túneis. Entre as aplicações, a tecnologia permite ler placa de carro, detectar veículos com queixas de crime ou rastrear suspeitos em fuga.

Desde 2014, o estado de São Paulo já conta com um sistema de monitoramento próprio, o Detecta. Segundo o secretário, a tecnologia paulista possibilitou parte das 5,2 mil capturas de foragidos da Justiça, realizadas em janeiro de 2023.

Caso o acordo de cooperação seja assinado pelo governo Lula, São Paulo passaria a ter acesso aos dados do Córtex e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, ao Detecta. A permissão de acesso aos dados tem vigência de cinco anos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Biden classifica mandado de prisão contra Netanyahu como “ultrajante”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se pronunciou sobre os mandatos de prisão...

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

Certos fetiches deixaram de ser tabus ao serem abordados em filmes como 'Cinquenta Tons...

Lucas Lima se manifesta e ironiza suposta dívida de condomínio

Lucas Lima decidiu usar as redes sociais para se manifestar sobre uma suposta dívida...

Hackers usam IA para fraudar reconhecimento facial

Uma nova e sofisticada ferramenta de deepfake está circulando na dark web, permitindo que...

Mais para você