InícioEntretenimentoCelebridadeAloha From Hawaii: assista o único grande show de Elvis Presley que...

Aloha From Hawaii: assista o único grande show de Elvis Presley que o mundo todo viu

Quatro anos antes de morrer (em 16 de agosto de 1977, aos 42 anos em sua mansão, Graceland no Mississippi), Elvis Presley o maior ídolo da música nos EUA protagonizou em janeiro de 1973, em Honolulu, capital do Hawaii (Havaí), seu mais grandioso show, o primeiro a ser transmitido via satélite primeiramente para alguns países da Europa, Ásia e Oceania e sendo exibido depois para 40 países. Segundo noticias da época foi visto por mais de 1 bilhão de telespectadores.

No auge da beleza e da sua performance no palco, o concerto foi uma espécie de canto do cisne do Rei do Rock. Daí por diante ele entrou em um processo de decadência que o levou a morte totalmente desfigurado e irreconhecível. Não era nem sombra daquele artista que encantou homens e mulheres com sua voz forte e um repertório capaz de agradar de roqueiros a senhores e senhoras com suas baladas arrasa quarteirão.

Nos Estados Unidos, o show foi ao ar em abril e se tornou a maior audiência da história televisiva americana até então, sendo exibido na NBC, superando a audiência da ida do homem à lua (1969) estimada em mais de 1 bilhão e meio de espectadores. E o disco, como não poderia deixar de ser, foi um grande sucesso de vendas nos EUA, Japão e outros países. Segundo noticias publicadas pela imprensa, na época,  “foi o conteúdo de entretenimento mais caro até aquele momento, custando 2,5 milhões de dólares.

No Brasil, onde tinha e continua tendo muitos fãs,  o show não foi exibido ao vivo por uma questão técnica:  os produtores fizeram uma exigência que mais da metade dos televisores teriam que ser em cores  e o Brasil só começou com transmissão em cores no ano anterior, em 1972 com a Festa da Uva, no Rio Grande do Sul.

Mas a Globo não deixou os brasileiros na mão e exibiu na íntegra o show pré-gravado no dia 25 de abril, também em 1973. Dois dias antes, no dia 12 de janeiro Elvis fez um show que serviria para o caso de algo de errado acontecesse com a transmissão do dia 14. Esse show foi lançado anos mais tarde e alguns consideram que Elvis está mais solto no palco. Nesse show, Elvis interpreta desde o puro rock dos anos 50, ainda com vontade de cantar esse tipo de música, o que não aconteceria nos anos seguintes, passando por  baladas, blues, gospel entre outros gêneros.

 

O repertório soou como um bálsamo para os fãs do artista .Desde clássicos do rock como Johnny B. Goode , Blue Suede Shoes, I Can’t Stop Loving You, Something, My way, a comovente American Trilogy, Suspicious Mind, I remember you e Can’t Help Falling In Love que ele costumava encerra suas apresentações entre outras.

Acompanhado de uma banda, uma orquestra e um coral, todos afinadíssimos, levando os fãs, principalmente as mulheres ao delírio. E o valor arrecadado, na época mais de 75 mil dólares, com a venda de ingressos foi destinado ao Kui Lee Cancer Fund. O curioso nesse show é que se Elvis não tivesse realizado, talvez pessoas de outros países dos quatro cantos mundo nunca o veriam. Afinal ele nunca se apresentou fora dos Estados Unidos. E veio a morrer quatro anos depois.

Elvis nasceu em 8 de janeiro de 1937 em Tupelo, Mississippi  (EUA) mudou-se com sua família para Memphis, Tennessee aos 13 anos. Sua carreira musical começou em 1954, gravando na Sun Records, com o produtor Sam Philips. Em 1955, a gravadora RCA Victor  adquiriu seu contrato através do  Coronel Tom Parker, que seria seu empresário até a sua morte. Em novembro de 1956, Presley fez sua estreia no cinema em Love me Tender . Convocado para o serviço militar em 1958, relançou sua carreira musical dois anos depois, com alguns de seus trabalhos mais bem sucedidos comercialmente. Elvis foi casado com Priscilla Beaulieu e teve uma filha Lisa Marie Presley que foi casada com Michael Jackson e morreu em 12 de janeiro de 2023.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bombeiro que matou 3 distraiu colega com açaí para furtar arma do QG

São Paulo – O bombeiro militar Ednei Antonio Vieira, de 42 anos, teria usado...

“Cena de guerra”, diz Eduardo ao mostrar rua de Porto Alegre alagada

Deputado está no Rio Grande do Sul desde 5ª feira (16.mai); o Estado é...

DF: ⁠briga entre moradores e condomínio irregular vira caso de Justiça

A ocupação de uma área pública de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap),...

André Mendonça vota a favor da TV Globo no STF

Depois de Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, mais um ministro do STF, André...

Mais para você