InícioEditorialPolítica NacionalPartidos fecham acordo para instalação de comissões na Câmara, e PL fica...

Partidos fecham acordo para instalação de comissões na Câmara, e PL fica com relatoria do Orçamento; PT garante CCJ

Depois de um impasse que travou a agenda do Legislativo e se arrasta desde a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para o comando da Câmara dos Deputados, os partidos chegaram um acordo para a instalação das comissões da Casa. É o que afirmou o deputado federal Altineu Côrtes (PL-RJ), líder do PL, no início da noite desta terça-feira, 14. Segundo o parlamentar, o Partido Liberal ficará com a relatoria do Orçamento, posto que também era cobiçado pelo União Brasil. A legenda de Valdemar Costa Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro deve indicar o deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP) para o posto. Com o acerto, o PL abriu mão de brigar pela presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara, que será comandada pelo PT, que indicou o deputado Rui Falcão (PT-SP).

“Teve acordo nas comissões. Acho que esse assunto agora está pacificado”, disse Altineu a jornalistas após reunião com Lira. “O PL vai começar pela relatoria do Orçamento e vai abrir mão da CCJ e o primeiro pedido do PL vai ser a de Fiscalização Financeira e Controle”, acrescentou. Para o comando da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, os liberais devem indicar a deputada Bia Kicis (PL-DF), integrante da tropa de choque bolsonarista no Congresso. “O nome do PL para o Orçamento será o deputado Luiz Carlos Mota de São Paulo. A gente conversou entre os deputados com o presidente Arthur Lira. É um nome de consenso, um deputado equilibrado, muito preparado e vai cumprir bem esse papel”, revelou Altineu. A disputa entre o Partido Liberal e o União Brasil pela relatoria do Orçamento foi revelada pelo site da Jovem Pan no início de fevereiro. Obedecendo à regra de alternância entre Câmara e Senado, neste ano um deputado será o relator do Orçamento, enquanto um senador presidirá a Comissão Mista de Orçamento, a CMO. A relatoria é mais disputada pelos partidos porque cabe ao relator-geral do Orçamento cuidar da distribuição de todos os recursos públicos.

Além de Fiscalização e Controle, o PL deve ficar comandar as comissões de Saúde e Segurança Pública. Em contrapartida, o União Brasil deve ficar com a Comissão de Minas e Energia, que também era disputada pelo PSD, e com o comando da Comissão de Finanças e Tributação. Maior bancada da Câmara, com 99 deputados, o Partido Liberal abriu mão da CCJ em acordo costurado para a reeleição de Lira. O martelo será oficialmente batido nesta quarta-feira, 15. O presidente Arthur Lira convocou sessões para a instalação das comissões, que devem ocorrer em dois blocos, às 9h e às 15h.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Cidades gaúchas usam bombas de drenagem para escoar água de enchentes

Cidades do Estado do Rio Grande do Sul utilizam bombas de drenagem para escoar...

Eduardo Leite anuncia repasse de R$ 500 mil aos municípios

Em Lajeado, o governador diz que as prefeituras não precisarão apresentar um plano de...

Motorista de app usava carro para viagens até local de venda de drogas

Reprodução/PMDF 1 de 1 Imagem colorida de carro e dinheiro apreendido pela PMDF ...

Mais para você