InícioEditorialPolítica NacionalDefesa pede ao STF revogação da prisão preventiva de Mauro Cid

Defesa pede ao STF revogação da prisão preventiva de Mauro Cid

A defesa do tenente-coronel Mauro Cid ingressou com pedido para que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) deixe a prisão. A solicitação foi feita ao próprio relator, ministro Alexandre de Moraes e a informação foi confirmada pela equipe de reportagem da Jovem Pan com o advogado do militar, Rodrigo Roca. Na decisão que embasou a prisão do ex-ajudante de ordens, o magistrado pontuou a existência de uma associação criminosa com o objetivo de fraudar a prática de vacinação e inserir dados falsos nos sistemas do Ministério da Saúde. De acordo com Moraes, Cid e outras cinco pessoas também envolvidas teriam cometido os crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistema de informações, corrupção de menores e infração de medida sanitária preventiva. Desde o dia 3 de maio, Cid encontra-se detido no Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (Bepeb).

A detenção do militar ocorreu durante a Operação Venire, da Polícia Federal, que investigou possíveis adulterações e manipulações fraudulentas nos dados de imunização contra o novo coronavírus. No relatório da corporação, os investigadores apontam o esquema criminoso e afirmam que o grupo inseriu dados falsos na plataforma ConecteSUS com a finalidade de obter vantagens ilícitas. Além disso, os agentes pontuam que Cid pediu a Luis Marcos dos Reis, na época supervisor da Ajudância de Ordens da Presidência da República, que também fraudasse um comprovante de vacinação para sua esposa, Gabriela Cid. Filho do general Mauro Cesar Lourena Cid, Mauro Cid se formou na Academia Militar das Agulhas Negras em 2000, onde também foi instrutor. Em 2018, Cid foi designado para ser o ajudante de ordens de Bolsonaro durante seu governo. Em 2022, ele foi promovido ao cargo de tenente-coronel.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Petrobras demite 20 funcionários ligados a Jean Paul Prates

Assessores e consultores de confiança do ex-presidente, demitido na 3ª feira (14.mai), tiveram os...

Prefeitura esclarece notícia envolvendo concurso público

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas vem, por meio de nota, esclarecer sobre...

Sobrinha de Gil do Vigor passa mal e tem leito de UTI negado

Gil do Vigor usou as redes sociais para desabafar sobre o que sua sobrinha,...

“Pedir a Deus que não chova mais”, diz Lula a prefeitos gaúchos

Reprodução 1 de 1 Imagem colorida de pronunciamento de Lula - Metrópoles ...

Mais para você