Ex-prefeito de Salvador e secretário-geral do União Brasil, ACM Neto assumiu na noite desta quarta-feira (10) a presidência do Instituto Índigo. Em cerimônia realizada em Brasília, que contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, da vice, Ana Paula Matos, senadores, deputados federais e estaduais da Bahia e de outros estados, ACM Neto agradeceu os participantes e elogiou o trabalho desenvolvido pelo deputado federal Mendonça Filho, ex-presidente da instituição. “Estou muito feliz por sucedê-lo no Índigo porque sei de sua competência e de seu espírito público“.
O Índigo é a estrutura partidária de estudos e pesquisas sobre políticas públicas e governança do União Brasil. O foco do instituto é a preparação de gestores públicos, cidadãos e lideranças políticas capazes de exercer uma visão crítica do mundo e criar soluções para os desafios da sociedade. Os pais do ex-prefeito, Antonio Carlos Magalhães Júnior e Rosário Magalhães, e a esposa, Mariana Magalhães, também prestigiaram a solenidade.
Segundo ACM Neto, o evento revelou a maturidade e o compromisso do União Brasil com o país. “Nós (União Brasil) nascemos para brilhar e seremos, em pouco tempo, o maior partido do Brasil porque temos os melhores quadros. É assim que eu enxergo a missão que assumo na presidência do Índigo porque tenho certeza absoluta que somos o espaço para os debates da construção de um país melhor, o espaço do contraditório, das novas aspirações e um caldeirão de ideias para que cada membro de todos os cantos do país dê suas contribuições para que os nossos sonhos se transformem em realidade”.
Furar a bolha
O ex-prefeito disse também que o Índigo vai “furar a bolha para buscar os jovens nos guetos e becos, os jovens que estão desencantados com a política”. “Um dos meus grandes sonhos é criar uma escola de formação de líderes para dar voz àqueles que querem transformar o Brasil, mas, muitas vezes, não têm oportunidades”, afirmou.
Líder da bancada do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento afirmou que ACM Neto cumpriu com brilhantismo todas as missões públicas que abraçou e que, no Instituto Índigo, não será diferente. “A partir de hoje o Instituto Índigo terá à frente um político comprometido com a renovação que tanto almejamos”.
No evento, o ex-presidente do Instituto , deputado federal Mendonça Filho (PE), falou sobre sua alegria de transmitir o cargo a ACM Neto. “É desnecessário falar sobre o currículo de ACM Neto, que fez uma administração revolucionária à frente da Prefeitura de Salvador. Ele se destaca por sua habilidade, além de ser um gestor excepcional “, disse o ex-ministro da Educação.
De acordo com o parlamentar pernambucano, ACM Neto é um político que serve de exemplo para o Brasil. Deputado federal e presidente do União Brasil, Luciano Bivar (PE) disse que a fusão entre PSL e Democratas surgiu para defender a democracia brasileira. Em seu discurso, Bivar lembrou da importância dos senadores ACM e Marco Maciel na formação de novas lideranças e acrescentou que Neto tem o mesmo DNA dos dois políticos.
O prefeito Bruno Reis disse que ACM Neto sempre foi um político arrojado e compromissado com as transformações. “Acompanho Neto há mais de 20 anos e sei de sua capacidade administrativa. Podem ter certeza que ele vai fazer do Instituto uma referência em todo o Brasil “.
O deputado federal Paulo Azi ressaltou que ACM Neto fará uma gestão inovadora. “Todos os deputados do União Brasil ficaram muito felizes quando ACM Neto aceitou o desafio de presidir o Índigo porque conhecem a sua competência e vontade de sempre fazer o melhor”.