InícioNotíciasPolíticaAgentes do Detran-DF paralisam na 6ª, no sábado e no domingo. Diretor-geral...

Agentes do Detran-DF paralisam na 6ª, no sábado e no domingo. Diretor-geral critica: “Melhor salário do país”

Agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vão paralisar as atividades nesta sexta-feira (26/5), sábado (27/5) e domingo (28/05).

Durante a entrevista ao Metrópoles, o diretor-geral do Detran-DF, Marcelo Portela, disse que o movimento é de um sindicato recém-criado e que não tem “pauta”, já que os agentes de trânsito do DF “são os mais bem remunerados do país”.

Segundo Portela, a paralisação ocorre após a revisão das escalas noturnas do órgão. O gestor disse que o Tribunal de Contas do DF (TCDF) questionou o motivo de a escala noturna não atingir as 40 horas semanais de trabalho obrigatórias ao agente de trânsito por lei.

Assista à entrevista:

Diante da provocação do TCDF, de acordo com Portela, o Detran-DF identificou que 50% dos profissionais operacionais ficavam no horário noturno, de madrugada, quando os índices de acidentes são pífios.

“Você sabe dizer quantas mortes foram registradas neste ano [neste horário]? Nenhuma. Ou seja, é muito mais importante para o interesse público que esses agentes estejam onde há registro de maior número de acidentes e onde haja um intenso fluxo de veículos”, pontuou.

A greve temporária ocorre em meio à realização do Pentecostes, evento anual de grande porte da Igreja Católica. Segundo Portela, o órgão se planeja para que a paralisação não atrapalhe a organização do trânsito no evento.

A coluna tentou contato com o Sinatran-DF, apontado como responsável pelo movimento de paralisação, mas não conseguiu. O site oficial exige login e senha pré-registrados para acesso, ou seja, não há possibilidade de criar novo cadastro. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

O Sindetran-DF, sindicato mais antigo e reconhecido de servidores da autarquia, não apoia greve deste fim de semana. O agente e presidente do Detran-DF, Heitor Martins de Oliveira, disse à coluna que o Sindetran-DF questiona administrativamente a criação do Sinatran-DF.

“O Sinatran-DF foi criado no apagar das luzes do governo de Jair Bolsonaro, pelo ministério responsável. Temos aproximadamente 750 associados. A gente não reconhece a carta sindical do Sinatran-DF, por isso, estamos questionando administrativamente e iremos levar à Justiça”, afirmou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

De olho em 2026, Bebeto Galvão se prepara para pré-candidatura a deputado

Vice-prefeito de Ilhéus, no Sul, até 31 de dezembro, Bebeto Galvão (PSB) já colocou...

Chuva causa alagamentos em vias de Vitória da Conquista

As chuvas que caíram na manhã desta sexta-feira (22) deixaram diversas ruas de Vitória...

Ana Marcela é heptacampeã da Copa do Mundo de águas abertas

Ana Marcela conquistou o título de heptacampeã da Copa do Mundo de águas abertas...

Taxa de informalidade no Brasil atinge 38,8% no terceiro trimestre de 2024

No terceiro trimestre de 2024, o Brasil registrou uma taxa de informalidade de 38,8%,...

Mais para você