InícioEditorialPolítica NacionalLula admite que governo correu risco de derrota na MP dos Ministérios...

Lula admite que governo correu risco de derrota na MP dos Ministérios e fala em ‘esforço para governar’

Presidente falou sobre dificuldades para aprovação do texto e defendeu diálogo com o Parlamento, principalmente com opositores: ‘Tem que conversar’

ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República, participa da Inauguração do Edifício do Laboratório da UFABC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu nesta sexta-feira, 2, que o Palácio do Planalto correu o risco de ser derrotado no Congresso Nacional, no âmbito da análise da Medida Provisória (MP) 1154/2023, mais conhecida como MP dos Ministérios. Em discurso na cerimônia de inauguração do Bloco Zeta, na UFABC (Universidade Federal do ABC), em São Bernardo do Campo, o petista falava sobre os primeiros seis meses de governo quando reconheceu que há um “esforço para governar” e falou sobre a relação com o Congresso Nacional. “Estamos a seis meses reconstruindo todas as políticas públicas que levamos 13 anos para fazer. (…)  Vamos ter que recuperar esse país, importante saber a correlação de forças no Congresso Nacional. É importante que saibam o esforço constitucional, o esforço para governar. Ontem a gente corria o risco de não aprovar o sistema de organização do governo que fizemos. (…) Você tem que conversar com quem não gosta da gente, com quem não votou na gente. É um esforço”, desabafou o presidente.

Como o site da Jovem Pan antecipou, em meio à pressão dos parlamentares e o risco de ver a principal medida provisória ser derrotada, o próprio Lula entrou na articulação com os congressistas, com o Palácio do Planalto também liberando R$ 1,7 bilhão em emendas parlamentares em um único dia e o presidente negociando uma minirreforma ministerial em troca do apoio. Apesar das dificuldades, Lula disse estar mais otimista do que em 2003, quando assumiu seu primeiro mandato na Presidência. “Quero ter o próximos três anos como os mais importantes. Esse mandato é a coisa mais importante da minha via. É provar outra vez que um torneiro mecânico, sem diploma, vai consertar outra vez esse país”, concluiu.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dengue: Brasil ultrapassa 5 milhões de casos e bate novo recorde

Bloomberg Creative Photos/ Getty Images 1 de 1 Aedes aegypti, também conhecido como mosquito...

Centro de Porto Alegre vira lixão a céu aberto após água baixar

A redução do nível do rio Guaíba no final de semana resultou em uma...

Lula compromete reeleição se repetir erros de Dilma, diz economista

Uma das autoras da Lei de Responsabilidade Fiscal, Selene Nunes diz que o presidente...

Mais para você