O termômetro que mede a insatisfação dos consumidores com os planos de saúde atingiu seu ponto mais alto em maio. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Índice Geral de Reclamações (IGR) do setor chegou a 62 pontos no mês passado. O número foi o mais alto desde a criação do indicador, em 2018.
Em abril, o IGR havia ficado bem abaixo desse patamar, com 48,3 pontos. Quanto mais alto, menor é o grau de satisfação do consumidor com as empresas do segmento. Entre as operadoras de grande porte, quem lidera a lista das empresas com mais queixas é a Unimed-Rio (veja quadro abaixo).
A empresa, que está sob regime de direção fiscal da ANS desde 2015, apresentou um índice de 240,4. O IGR da Unimed-Rio, em abril, havia ficado em 166,5. A operadora fluminense ocupa o topo da lista há sete meses. Em maio, ela foi seguida pela São Cristovão e pela Notre Dame (Hapvida).