InícioEditorialPolítica NacionalMoraes decide que ex-chefe da PM do DF tem direito a ficar...

Moraes decide que ex-chefe da PM do DF tem direito a ficar em silêncio em CPMI

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou parcialmente um pedido da defesa do ex-chefe do Departamento de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) coronel Jorge Eduardo Naime e autorizou que ele possa ser ouvido acompanhado de seus advogados na sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) desta segunda-feira, 26, além de poder exercer o direito de ficar em silêncio ao ser questionado pelo membros do colegiado. Em sua decisão, Moraes afirma que Naime, “assistido por advogados durante sua oitiva”, poderá “comunicar-se com eles, observados os termos regimentais e a condução dos trabalhos pelo Presidente da CPMI”. “Determino que o paciente seja apresentado à CPMI, na condição de testemunha, tendo o dever legal de manifestar-se sobre os fatos e acontecimentos relacionados ao objeto da investigação, estando, entretanto, assegurado o direito ao silêncio e a garantia de não autoincriminação, se instado a responder perguntas cujas respostas possam resultar em seu prejuízo ou em sua incriminação”, diz trecho da decisão.

A presença de Naime na condição de testemunha foi solicitada pela relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Nesse caso, o depoente é obrigado a falar a verdade e pode, inclusive, ser preso se mentir. O coronel está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, desde  fevereiro, acusado de omissão nos atos do dia 8 de Janeiro de 2023.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mulher é presa por perseguir médico em Minas Gerais por mais de quatro anos

Uma mulher foi presa por stalking depois de perseguir durante cinco anos um médico...

Descubra Agora Quem Pode Fazer Tradução Juramentada e Como Encontrar Este Serviço!

A tradução juramentada é uma necessidade crescente para aqueles que precisam apresentar documentos oficiais...

Governo argentino diz que Milei não pedirá desculpas à Espanha

Autoridades espanholas pediram retratação pública depois que o líder argentino chamou a mulher de...

Mais para você