InícioEditorialPolítica NacionalPadilha reúne ‘ministeriáveis’ antes de retorno de Lula

Padilha reúne ‘ministeriáveis’ antes de retorno de Lula

Deputados do PP e do Republicanos negociam para entrar no governo

WALLACE MARTINS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Ministro Alexandre Padilha durante coletiva de imprensa em Brasília

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), recebeu nesta terça-feira, 18, dois nomes do Centrão cotados para ocupar cargos no primeiro escalão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pela manhã, ele esteve com o deputado federal André Fufuca (PP-MA) no Palácio do Planalto. À tarde, recebeu o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Fufuca já foi indicado pelo Centrão para o Ministério de Desenvolvimento Social, atualmente comandado por Wellington Dias. Já Silvio Costa Filho pleiteia o Ministério dos Esportes, de Ana Moser. No entanto, não há uma indicação do governo de que essas duas pastas sejam cedidas em uma possível reforma ministerial. O governo tenta costurar como irá acomodar os partidos do Centrão, que também podem ganhar cargos no segundo e terceiro escalão, como no Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Após reuniões, o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), reforçou que a decisão está nas mãos de Lula. “Lula ainda não bateu o martelo. Cabe ao presidente, que está com todas as fichas do jogo, fazer as mudanças.” O governo negocia a Embratur desde as primeiras manifestações do União Brasil pelo Ministério do Turismo, agora comandado por Celso Sabino. Já passaram na mira do Centrão os Correios, a Caixa Econômica Federal, o Ministério de Ciência e Tecnologia e até o Ministério da Saúde por troca de votos no Congresso para o Planalto.

*Com informações da repórter Janaína Camelo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bombeiro que matou 3 distraiu colega com açaí para furtar arma do QG

São Paulo – O bombeiro militar Ednei Antonio Vieira, de 42 anos, teria usado...

“Cena de guerra”, diz Eduardo ao mostrar rua de Porto Alegre alagada

Deputado está no Rio Grande do Sul desde 5ª feira (16.mai); o Estado é...

DF: ⁠briga entre moradores e condomínio irregular vira caso de Justiça

A ocupação de uma área pública de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap),...

André Mendonça vota a favor da TV Globo no STF

Depois de Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, mais um ministro do STF, André...

Mais para você