O União Brasil, partido que controla a Comissão de Minas e Energia da Câmara, recebeu doação de R$ 1 milhão de José Ricardo Rezek, sócio do Grupo RZK. O conglomerado é dono, entre outras empresas, da RZK Energia.
A Comissão de Minas e Energia é presidida pelo deputado Rodrigo de Castro, do União Brasil de Minas Gerais. O segundo vice-presidente do colegiado, Geraldo Mendes, é filiado ao União Brasil do Paraná.
A RZK Energia surgiu em 2018, com a compra da WTS, e atua nos ramos de energia solar e de biogás. Além do setor elétrico, o Grupo RZK mantém operações no agronegócio e no setor imobiliário.
A doação de Rezek, que integra o Conselho de Administração da RZK Energia, foi a maior recebida pelo União Brasil neste ano. O empresário fez dois pagamentos ao partido, de R$ 500 mil cada, nos meses de julho e agosto.
A coluna mostrou, em abril, que o maior doador da campanha do deputado Rodrigo de Castro foi Ralph Gustavo Rosenberg Whitaker Carneiro, conselheiro de administração de outra empresa do setor elétrico, a Transmissora Matogrossense de Energia S.A.
A coluna procurou o União Brasil e a RZK Energia para comentar o assunto, mas não obteve retorno. O espaço está aberto para manifestações.