O comando do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) resiste a dar posse ao ex-vereador Ricardo Blattes (PT-RS), nomeado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, para comandar a diretoria de Administração e Planejamento da autarquia federal.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 5/10, mas, até o momento, nada de posse no Cade para o indicado do governo. Com isso, o petista ainda não começou a exercer a função.
Como informou a coluna Grande Angular do Metrópoles, a nomeação de Blattes para o cargo de diretor de Administração e Planejamento do Cade gerou indignação na autarquia federal.
Griller e garçom No Cade, trecho do currículo de Blattes no site oficial dele próprio virou piada. “Intercâmbios em Toronto e Londres, onde foi atendente na escola de inglês TTI School, auxiliar de cozinha no Café Delancey, griller e garçom no restaurante Nando’s”.
Em tom de ironia, conselheiros da autarquia federal disseram que a habilidade de fritar hambúrgueres parece ser um novo diferencial no serviço público, uma vez que, além de Blattes, Eduardo Bolsonaro chegou a ser cotado para a embaixada nos EUA por ter exercido a função.
A nomeação de Blattes é interpretada internamente no Cade como uma tentativa de intervenção no órgão, que tem autonomia administrativa.