InícioNotíciasPolíticaFBI aceita colaborar na investigação sobre venda de joias de Bolsonaro

FBI aceita colaborar na investigação sobre venda de joias de Bolsonaro

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos, em Washington, aceitou o pedido da Polícia Federal (PF) para colaboração internacional para investigar o esquema de venda de joias entregues ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em viagens oficiais. A informação foi divulgada pelo jornalista César Tralli, da TV Globo, e confirmada pelo Metrópoles.

A PF havia solicitado as quebras de sigilo bancário do ex-presidente, de Mauro Cesar Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e do general Mauro Cesar Lourena Cid, pai de Cid, no exterior.

Com a autorização, o FBI (Departamento de Investigação Federal, na tradução livre) irá auxiliar nas investigações brasileiras sobre diversos crimes, como lavagem de dinheiro, ocultação de valores, apropriação indevida e falso testemunho.

Além disso, uma equipe da Polícia Federal poderá acompanhar diligências solicitadas em território norte-americano, em especial em joalherias na Flórida, Nova York e na Pensilvânia.

O esquema de venda ilegal de joias e relógios no exterior envolve pessoas próximas ao ex-presidente. A apuração indica, por exemplo, que Lourena Cid e Mauro Cid teriam negociado itens de luxo com joelheiras nos Estados Unidos.

Mauro Cid foi preso em maio deste ano por falsificação nos cartões de vacina de Bolsonaro e da filha dele, Laura, menor de idade. Desde então, o ex-ajudante de ordens tem colaborado com a PF em outras investigações, como é o caso da venda de joias.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Abel Ferreira exalta triunfo do Palmeiras: ‘Foi a vitória do suor, da atitude’

O Palmeiras venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1, na noite da...

Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo

Nesta quinta-feira (21), estudantes de escolas estaduais tiveram a oportunidade de participar de uma...

Taxa de desemprego cai para 6,4% no terceiro trimestre, aponta IBGE

A taxa de desemprego no Brasil apresentou uma queda significativa, conforme dados divulgados nesta...

Com 52,48% dos votos, Leonardo Sica é eleito presidente da OAB de São Paulo

No triênio 2025-2027, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB-SP) terá...

Mais para você