Por nada desse mundo Lula deixaria de comparecer à conferência climática COP28, que começará no próximo mês em Dubai. A conferência ocorre de 30 de novembro a 12 de dezembro nos Emirados Árabes Unidos. Ele já disse que irá.
O Papa Francisco anunciou nesta quarta-feira (1º) que também estará lá. Será a primeira vez que um pontífice estará presente na reunião ambiental da ONU desde o início desse tipo de evento, em 1995. Ele foi logo advertindo:
“Ainda temos tempo de impedir isso”, disse Francisco ao falar sobre o aquecimento global. “O nosso futuro está em jogo, o futuro dos nossos filhos e dos nossos netos. É necessário responsabilidade.”
Francisco, de 86 anos, tem feito da proteção do meio ambiente uma das marcas de seu papado. Em um documento de 4 de outubro, fez um apelo aos negacionistas da mudança climática e a políticos relutantes sobre a questão para que mudem de opinião.
Disse o Papa:
“Se houver um interesse sincero em tornar a COP28 histórica cabe esperar apenas formas vinculantes de transição energética que tenham três características: que sejam eficientes, que sejam obrigatórias e que possam ser facilmente monitoradas”.
O presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, não irá a Dubai. Biden anda ocupado em administrar duas guerras: a da Rússia contra a Ucrânia e a de Israel contra o Hamas. A conferência será aberta com um discurso do Rei Charles, da Inglaterra.