InícioEditorialPolítica NacionalLula recebe apoiado por Sarney à PGR, e aliados falam em boa...

Lula recebe apoiado por Sarney à PGR, e aliados falam em boa conversa

Foto: Ricardo Stuckert

Presidente Lula (PT) 09 de novembro de 2023 | 19:30

O presidente Lula (PT) teve encontro nesta quarta-feira (8) com o subprocurador Luiz Augusto dos Santos, cotado para chefiar a PGR (Procuradoria-Geral da República).

Santos tem o apoio do ex-presidente José Sarney (MDB). Segundo aliados de Lula, a conversa foi boa.

Esta foi a segunda reunião que o presidente teve com um nome sugerido para a PGR depois da operação que ele fez no quadril no final de setembro. Naquele mês, o petista chegou a ter encontros com os dois favoritos até então: Antônio Bigonha e Paulo Gonet.

O primeiro tem amplo apoio dentro do PT. Já o segundo é defendido pelos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além do ministro Flávio Dino (Justiça).

O presidente, porém, pediu a aliados que indicassem novos nomes porque não havia se dado por satisfeito com as conversas.

Após ter congelado as buscas pelo novo PGR, Lula se reuniu com o subprocurador-geral Aurélio Rios na última sexta-feira (3) no Palácio do Planalto. Ele tem o apoio de integrantes de movimentos de esquerda.

Rios chefiou de 2012 a 2016 a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, braço do Ministério Público que atua principalmente na promoção dos direitos humanos e em temas como acesso à saúde e educação. Está no Ministério Público Federal desde 1987.

Ele também foi um crítico da Operação Lava Jato. É ligado a Deborah Duprat, que também foi procuradora federal dos Direitos dos Cidadãos.

Lula tem dito a aliados querer decidir logo tanto quem será o substituto de Augusto Aras na PGR como quem será o próximo ministro do STF na vaga deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou em setembro. A expectativa entre pessoas próximas é que o petista tome as decisões na semana que vem.

Desde a saída de Aras, a procuradora Elizeta Ramos ocupa o comando da PGR de forma interina.

Já o subprocurador Luiz Augusto Santos foi designado em agosto deste ano vice-procurador-geral da República pelo então chefe da PGR, Augusto Aras. Ele ocupou um mandato-tampão e deixou o posto junto com Aras, em setembro.

Atuou como representante da PGR no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e coordenado a 3ª Câmara de Coordenação e Revisão, que trata de temas ligados à defesa do consumidor.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, a indicação do presidente para a chefia da PGR tem demora inédita desde a redemocratização.

Julia Chaib e Catia Seabra / Folhapress

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Venezuela inicia investigação contra María Corina Machado por suposta traição à pátria

A Procuradoria da Venezuela iniciou uma nova investigação contra a líder da oposição, María...

Mulher é baleada dentro de carro no RJ após visitar filha internada em hospital

Uma mulher foi baleada dentro de um carro, no momento em que voltava da...

Detran-Ba institui Comitê permanente de gênero, raça, diversidade e inclusão

No mês da consciência negra, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) estabeleceu, por meio...

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, de 68 anos, morreu após se...

Mais para você