O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta terça-feira (14/11) que as empresas aéreas devem apresentar em até 10 dias um plano para reduzir o preço das passagens.
“Fizemos uma reunião com as companhias aéreas, que se comprometeram a apresentar um plano para que a gente possa buscar a redução no custo das passagens no Brasil”, declarou o ministro a jornalistas.
Silvio Costa Filho se encontrou com representantes de companhias aéreas nesta terça. O ministro também se reuniu com enviados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e da Associação das Empresas Aéreas (Abear).
O antigo ministro de Portos e Aeroportos do governo Lula, Márcio França, tinha um projeto objetivo democratizar o acesso ao transporte aéreo. A ideia do político era a venda de passagens aéreas a R$ 200 a certos grupos, como aposentados.
No balanço mais recente da Anac, referente a agosto, o preço médio das passagens aéreas foi de R$ 649,17.
“Sabemos que o aumento das passagens é uma questão mundial. Na Europa e nos Estados Unidos, nós tivemos aumento nas passagens aéreas. O que nós não podemos aceitar e permitir são aumentos abusivos que têm prejudicado a população brasileira”, completou o atual ministro.
O governo federal alega que os preços das passagens deveriam refletir a redução no preço do querosene de avião. O combustível teve uma queda de 18,7% nas refinarias da Petrobras.