InícioEditorialPolítica NacionalWallace agora é réu acusado de instigar crime contra Lula

Wallace agora é réu acusado de instigar crime contra Lula

Foto: Divulgação/Arquivo

Campeão olímpico de vôlei Wallace Leandro de Souza 18 de novembro de 2023 | 19:52

O juiz Jorge Gustavo Serra de Macedo Costa, da 2ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte, recebeu a denúncia contra o campeão olímpico de vôlei Wallace Leandro de Souza. Ele é acusado pelo Ministério Público Federal de incitação ao crime contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A audiência de instrução e julgamento por meio virtual foi realizada no último dia 14.

O réu exerceu o direito de permanecer em silêncio. Wallace foi representado pelos advogados João Felipe Pinto Gonçalves Torres e Helcio Valentim de Andrade Filho.

O presidente Lula não se manifestou no processo.

Participaram da sessão o procurador da República Felipe Peixoto Braga Netto e o advogado-geral da União Pedro de Paula Machado.

Em janeiro deste ano, o atleta do Sada Cruzeiro publicou no perfil pessoal do Instagram fotos com uma arma na mão, sugerindo uma enquete em que pergunta: “Daria um tiro na cara de Lula com essa 12? Alguém faria isso”. Wallace propunha as alternativas de resposta (sim e não). Arrependido, o jogador retirou a postagem. Alegou ter sido um “post infeliz”.

A defesa havia requerido o cancelamento da audiência preliminar. O MPF opinou pela continuidade do inquérito, agora transformado em ação penal.

Na sessão anterior, Wallace não aceitou a transação penal proposta pelo MPF. A aceitação da transação encerraria o inquérito. Se o réu for condenado e a decisão transitar em julgado [quando não cabe mais recurso], ele deixa de ser primário.

Wallace recusou o acordo sob o argumento de que há uma investigação na justiça estadual sobre os mesmos fatos.

Na audiência preliminar foi proposto ao jogador o pagamento de R$ 10 mil, em até dez parcelas, valor que seria destinado a uma entidade de assistência social a ser definida. A AGU discordou do valor oferecido, por considerá-lo insuficiente.

Na última terça-feira, a defesa levantou questões preliminares e requereu a rejeição da peça acusatória. O MPF ratificou o conteúdo da denúncia.

Não houve pedido de novas provas. O processo está pronto para sentença. Como a pena prevista é pequena, certamente será substituída por multa.

A defesa sustenta que o presidente da República não é vítima do delito de incitação à prática de crime.

Em junho, a Justiça Federal recebeu a segunda representação do presidente da República, requerendo a apuração do possível cometimento de crimes de ameaça contra a sua pessoa no mesmo contexto dos fatos.

O MPF reiterou o parecer anterior, por entender que a incitação ao crime é o tipo penal que melhor se amolda aos fatos narrados.

APOIO A BOLSONARO

Segundo a Folha registrou na coluna f5, Wallace nunca escondeu ser apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro. Fazia postagens em um clube de tiro mineiro, onde exibia armas.

A diretoria do clube Sada Cruzeiro informou anteriormente que exigiu do atleta “a plena retratação e um pedido de desculpas a todos que se sentiram ofendidos com suas postagens.”

Em maio, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou nota sobre acordo que diminuiu de cinco anos para 90 dias a pena que impedia o jogador de atuar pela seleção brasileira de vôlei.

Frederico Vasconcelos, Folhapress

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Causa da morte da bailarina de Claudia Leitte, aos 21 anos, é revelada

A bailarina de Claudia Leitte, Isabella Oliveira, que morreu aos 21 anos, teve uma...

Conheça JhOo D’ Oliver, cantor que vem ganhando destaque no cenário musical

Jonathan Martins Dias de Oliveira, conhecido artisticamente como JhOo D'Oliver, é um artista paulista...

Corinthians x Palmeiras: relembre os últimos jogos antes de apostar

É dia de Derby Paulista! Nesta segunda-feira (4/11), às 20h (horário de Brasília), Corinthians...

Chuva alaga aeroporto e estradas em Barcelona; Valência procura desaparecidos

BERLIM, ALEMANHA (FOLHAPRESS) - Depois da devastação e de 217 mortes provocadas pela maior...

Mais para você