InícioEditorialPolítica NacionalPrivatização da Sabesp avança na Alesp e já poder ir ao plenário

Privatização da Sabesp avança na Alesp e já poder ir ao plenário

Nesta quarta-feira, 22, os parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovaram o relatório do deputado Barros Munhoz (PSDB) sobre o projeto de privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O texto final contou com poucas mudanças em relação à proposta enviada pela governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), e acolheu apenas 26 das 173 emendas sugeridas pelos parlamentares. Uma das alterações acatadas trata da garantia de estabilidade a funcionários da Sabesp por pelo menos 18 meses. O presidente da Alesp, André do Prado (PL) havia autorizado que as Comissões de Constituição, Infraestrutura e Finanças realizassem sessões conjuntas para acelerar a análise do Projeto de Lei (PL). No Congresso de Comissões, 27 deputados votaram à favor do relatório. Durante a sessão, o relator defendeu a escolha do governo de apresentar um PL ao invés de uma Proposta de Emenda à Constituição Estadual.

“O Estado tem que assegurar condições, não diz que o Estado está proibido de vender, não diz que precisa de uma PEC, não diz absolutamente nada disso. Todas as iniciativas tentadas junto ao Judiciário não tenho a menor dúvida de que vão ser derrubadas, essa é a realidade”, afirmou Munhoz. O PT e o PSB apresentarem relatórios separados, mas não conseguiram o apoio da maioria. Entre as mudanças defendidas pela oposição ao governo Tarcísio, está a necessidade de convocar um plebiscito sobre a venda da estatal.

Em entrevista à Jovem Pan News, o deputado Paulo Fiorilo (PT) destaca que os partidos convocaram mais uma audiência pública para o dia 28 de novembro: “A oposição vai apresentar emendas no plenário para retirar o projeto e ele só volta a tramitar no próximo dia 5 de dezembro. A partir daí é obstrução a partir do debate no plenário para que a gente possa arrastar o mais rápido possível”. Agora o PL segue para votação em plenário e a expectativa da base governista é de que ele seja aprovado ainda em 2023. Os detalhes sobre a venda da empresa ainda devem ser definidos pelo governo estadual.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Venezuela inicia investigação contra María Corina Machado por suposta traição à pátria

A Procuradoria da Venezuela iniciou uma nova investigação contra a líder da oposição, María...

Mulher é baleada dentro de carro no RJ após visitar filha internada em hospital

Uma mulher foi baleada dentro de um carro, no momento em que voltava da...

Detran-Ba institui Comitê permanente de gênero, raça, diversidade e inclusão

No mês da consciência negra, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) estabeleceu, por meio...

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, de 68 anos, morreu após se...

Mais para você