InícioEditorialPolítica NacionalSTF inaugura exposição sobre ataques de 8 de Janeiro

STF inaugura exposição sobre ataques de 8 de Janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) inaugurou nesta segunda-feira, 8, uma exposição para marcar um ano desde que seu prédio foi depredado nos atos de 8 de Janeiro. A cerimônia contou com a presença dos ministros e da ex-presidente da corte, Rosa Weber, que se aposentou em outubro do ano passado. O prédio do STF foi o mais danificado entre os três Poderes durante os ataques, e Rosa estava na presidência do tribunal na época. Estima-se que os custos da destruição tenham sido de cerca de R$ 12 milhões. A exposição, intitulada “Após o 8 de janeiro: reconstrução, memória e democracia”, está dividida em três ambientes da corte.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A abertura ocorre no Hall dos Bustos, onde estão expostas estátuas de juristas e que foi invadido no dia 8 de janeiro do ano passado. Em seguida, os ministros se dirigem ao plenário da corte, onde assistem a um vídeo. Por fim, eles vão ao salão branco do Supremo, que é a principal entrada de autoridades no prédio. A exposição estará aberta ao público a partir desta terça-feira, 9, das 13h às 17h, no térreo do edifício-sede. O ministro Alexandre de Moraes, relator das ações do 8 de janeiro no STF, informou que proferiu 6.204 decisões relacionadas às investigações sobre a invasão e destruição das sedes dos três Poderes. Entre essas decisões, 255 autorizaram medidas de busca e apreensão realizadas pela Polícia Federal em mais de 400 endereços, e 350 trataram de quebras de sigilos bancário e telemático.

 

 

 

 

 

 

 

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Venezuela inicia investigação contra María Corina Machado por suposta traição à pátria

A Procuradoria da Venezuela iniciou uma nova investigação contra a líder da oposição, María...

Mulher é baleada dentro de carro no RJ após visitar filha internada em hospital

Uma mulher foi baleada dentro de um carro, no momento em que voltava da...

Detran-Ba institui Comitê permanente de gênero, raça, diversidade e inclusão

No mês da consciência negra, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) estabeleceu, por meio...

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, de 68 anos, morreu após se...

Mais para você