InícioEditorialPolítica NacionalBoulos e Nunes estão tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de São...

Boulos e Nunes estão tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de São Paulo, aponta pesquisa

O Instituto Datafolha divulgou nesta segunda-feira (11) uma pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo nas eleições de outubro deste ano. Pela primeira vez desde que anunciaram suas pré-candidaturas, Guilherme Boulos, do Psol, e o atual prefeito Ricardo Nunes, do MDB, estão empatados tecnicamente. No primeiro cenário, com todos os pré-candidatos, o deputado federal tem 30% das intenções de voto contra 29% do emedebista. O levantamento também apontou um surpreendente crescimento de Maria Helena (Novo). Ela aparece na quarta posição, com 7%, apenas um ponto atrás de Tabata Amaral (PSB), a terceira colocada. Também foram listados Kim Kataguiri (União Brasil), que alcançou 4%, e Altino (PSTU), com 2%.

Em uma projeção sem Kim Kataguiri a briga pela liderança fica invertida, com Nunes um ponto a frente de Boulos. Em outro cenário, sem Kim e Tabata — e com possível unificação das siglas de esquerda e centro-esquerda em torno de Boulos —, os dois rivais empatam com 33% cada. Marina Helena tem 8%, Altino, 2%. Brancos ou nulos somam 17% nessa projeção, com 7% de indecisos.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Os resultados refletem uma melhora na avaliação do prefeito, que tinha 23% de aprovação em agosto e agora marcou 29%. Boulos é mais votado entre a elite, alcançando 42% entre quem tem ensino superior. Nunes, por sua vez, tem 34% entre católicos e 37% entre evangélicos. Tabata tenta furar a polarização mirando em Nunes e em Boulos, contando com o apoio dos ex-governadores Geraldo Alckmin (PSB) e Márcio França (PSB). No entanto, ela havia desempenhado melhor na pesquisa anterior, de agosto, com 11% das intenções, embora os levantamentos não sejam comparáveis, pois os concorrentes não são os mesmos.

A pesquisa aponta que Boulos é o pré-candidato mais rejeitado na corrida pela Prefeitura de São Paulo, com 34% dos eleitores afirmando não votar nele de forma alguma. Já o atual prefeito é rejeitado por 26% dos eleitores, atrás também de Kataguiri (32%) e Altino (27%), apesar de o candidato do PSTU não ser conhecido por 76% dos entrevistados. Entre os menos rejeitados estão Tabata Amaral, com 19%, e Marina Helena, com 18%. Sete por cento afirmam rejeitar todos os candidatos, enquanto 2% não rejeitam nenhum.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Líderes europeus criticam imigração ilegal em evento em Madri

Premiê da Itália e a deputada francesa Marine Le Pen pediram fortalecimento das fronteiras...

Espanha exige desculpa de Milei por xingar esposa do primeiro-ministro

Tomas Cuesta/Getty Images 1 de 1 Foto colorida de Javier Milei, presidente da Argentina...

Paulo Pimenta expõe divergências com Eduardo Leite sobre as enchentes no RS

O ministro Paulo Pimenta, designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para coordenar...

Estragos no RS não são motivo para “liberou geral”, diz Bruno Dantas

Presidente do TCU afirma ver no ministro da Fazenda, Fernando Haddad, um aliado para...

Mais para você