InícioNotíciasPolíticaSantos: aliados de Bolsonaro e Tarcísio lideram corrida à prefeitura

Santos: aliados de Bolsonaro e Tarcísio lideram corrida à prefeitura

São Paulo — A corrida pela Prefeitura de Santos, no litoral paulista, é liderada pela deputada federal Rosana Valle (PL-SP) e pelo atual prefeito Rogério Santos (Republicanos), segundo levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, publicado nesta quinta-feira (14/3).

A deputada é apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto o prefeito conta com o apoio do governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Como se sabe, os dois são aliados — Tarcísio é afilhado político do ex-presidente.

Segundo o instituto, em uma pesquisa espontânea — quando não há indicações de candidatos —, Rosana aparece com 7,6% das intenções de voto, e Rogério tem 7,1%.

No primeiro cenário, com nomes pré-definidos, 36,1% dos eleitores declararam o voto em Rosana, contra 27% de eleitores de Rogério. A ex-prefeita Telma de Souza (PT) aparece com 19,8%, seguida pela vereadora Débora Camilo (Psol), com 3%.

Em um cenário no qual o prefeito Rogério não disputa a reeleição, o ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) surge na liderança, com 37,8% — ele ainda não se manifestou sobre uma possível candidatura. A deputada Rosana acumula 31,5%, seguida por Telma, que tem 16,6%, e Débora, com 2,9%.

Quanto à rejeição dos candidatos, a ex-prefeita Telma aparece na frente, com 37,1%. A segunda mais rejeitada é Débora, com 23,6%. Rosana surge com 17,9%, seguida por Rogério, que tem 17,3%, e Paulo Alexandre Barbosa, com 16,6%.

Aprovação à gestão O prefeito Rogério Santos tem um ponto favorável à sua reeleição. Segundo a pesquisa, mais de 67% dos entrevistados aprovam a atual administração na cidade.

No entanto, o apoio de Bolsonaro à Rosana Valle pode fazer a diferença. Isso porque 25,8% dos eleitores afirmaram que “com certeza votaria” em um candidato indicado pelo ex-presidente.

Índice semelhante tem Tarcísio de Freitas, que conseguiria 25,1% de eleitores “certos” para seu indicado. Jáum candidato apoiado pelo presidente Lula (PT) teria 22% de “certeza” dos votos.

A rejeição dos padrinhos também foi questionada. De acordo com o levantamento, 48,6% dos entrevistados afirmaram que “jamais votariam” em um candidato de Lula.

Em seguida, 46,1% disseram não votar em um candidato de Bolsonaro, enquanto 31,1% afirmaram que não votariam em um candidato de Tarcísio.

A pesquisa ouviu 800 moradores de Santos. O grau de confiança é de 95%, com margem de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais, segundo o instituto.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Abel Ferreira exalta triunfo do Palmeiras: ‘Foi a vitória do suor, da atitude’

O Palmeiras venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1, na noite da...

Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo

Nesta quinta-feira (21), estudantes de escolas estaduais tiveram a oportunidade de participar de uma...

Mais para você