InícioEditorialPolítica NacionalSTF quebra sigilo de investigação sobre falsificação de certificados de vacinas contra...

STF quebra sigilo de investigação sobre falsificação de certificados de vacinas contra a Covid-19

Medida foi adotada após a Polícia Federal concluir o relatório e solicitar o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens

TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Decisão sobre derrubada do sigilo foi do ministro Alexandre de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou a decisão de derrubar o sigilo das principais peças que compõem a investigação sobre a falsificação de certificados de vacinas contra a Covid-19. Essa medida foi adotada após a Polícia Federal concluir o relatório e solicitar o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Além de Bolsonaro, também foram indiciados o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República, e o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ) pelos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos no sistema do Ministério da Saúde. O processo agora segue para o Ministério Público Federal (MPF), que irá decidir se apresenta denúncia ou arquiva a investigação.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Na decisão, Moraes destacou que, embora inicialmente o sigilo fosse necessário para o cumprimento das diligências, “o relatório apresentado pela autoridade policial não justifica mais a total restrição de publicidade”. Por isso, ele determinou a quebra do sigilo dos autos principais do processo. No entanto, manteve em sigilo toda a documentação autuada em anexo devido à natureza de seu conteúdo.

Publicada por Felipe Cerqueira

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bombeiro que matou 3 distraiu colega com açaí para furtar arma do QG

São Paulo – O bombeiro militar Ednei Antonio Vieira, de 42 anos, teria usado...

“Cena de guerra”, diz Eduardo ao mostrar rua de Porto Alegre alagada

Deputado está no Rio Grande do Sul desde 5ª feira (16.mai); o Estado é...

DF: ⁠briga entre moradores e condomínio irregular vira caso de Justiça

A ocupação de uma área pública de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap),...

André Mendonça vota a favor da TV Globo no STF

Depois de Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, mais um ministro do STF, André...

Mais para você