InícioEditorialPolítica NacionalConvite para Mercadante comandar a Petrobras preocupa o mercado

Convite para Mercadante comandar a Petrobras preocupa o mercado

Presidente do BNDES é favorito para substituir Prates, mas assumiria com petróleo mais caro no ano e defasagem de 19% na gasolina

Mercadante (foto) tem um perfil heterodoxo na economia e deve aumentar a influência do governo nas decisões da Petrobras Sérgio Lima/Poder360 – 06.dez.2023

Eric Napoli 5.abr.2024 (sexta-feira) – 13h39

O convite de alas do governo para Aloizio Mercadante substituir Jean Paul Prates na Petrobras não agradou o mercado– tanto o financeiro, quanto o de óleo e gás. Segundo apuração do Poder360, a ida do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para o comando da maior estatal do país desagrada por representar uma guinada mais governista na petroleira.

Além de querer aumentar a vocação desenvolvimentista da Petrobras, a troca na estatal preocupa devido ao momento atual de alta no preço do petróleo. O barril de óleo é negociado acima de US$ 91 nesta 6ª feira (5.abr.2024), maior valor desde setembro de 2023, o que pressiona um reajuste no preço dos combustíveis.

A preocupação é que esse reajuste não deve sair com a velocidade esperada pelo mercado caso Mercadante assuma a presidência da estatal. A lógica é que o presidente do BNDES não aumentaria o preço dos combustíveis nos seus primeiros dias a frente da estatal e sobraria para Prates, já desgastado com o governo, fazer o aumento antes de deixar a petroleira.

Segundo relatório da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis) divulgado nesta 6ª feira (5.abr), a defasagem média da gasolina em relação ao preço internacional alcançou 19%. A Petrobras ainda não fez nenhum reajuste nos combustíveis em 2024. O último movimento foi há quase 3 meses, em dezembro de 2023. Leia a íntegra do relatório (PDF – 571 kB).

Historicamente, o aumento no preço do petróleo puxa uma valorização das ações da Petrobras, mas os papéis da companhia perderam valor nesta 6ª feira (5.abr) devido à indefinição sobre a substituição na presidência da estatal.

O clima no mercado financeiro é que os investidores precisam de mais prêmio para cobrir os riscos potenciais de uma aumento no intervencionismo direto do governo na Petrobras. Além de achar uma saída para a distribuição dos dividendos extraordinários retidos pela companhia, os investidores manifestam preocupação em relação às políticas de investimento ao longo prazo.

Mercadante é formado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e tem perfil heterodoxo na economia. Ele chegou a dizer que a inflação no Brasil tinha acabado com o Plano Cruzado, em 1986, uma análise que se provou equivocada. E, depois, em 1994, criticou o Plano Real.

O economista chegou a gravar um vídeo em um supermercado defendendo o tabelamento de preços para controlar a inflação.

Assista (6min58s):

Segundo apuração do Poder360, em um 1º momento a resposta de Mercadante para assumir a Petrobras foi negativa, por enquanto, sob a justificativa de que Prates continua no cargo e não seria de bom-tom aceitar a vaga enquanto a cadeira continua ocupada. Ele e Prates têm uma boa relação.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Espanha exige desculpa de Milei por xingar esposa do primeiro-ministro

Tomas Cuesta/Getty Images 1 de 1 Foto colorida de Javier Milei, presidente da Argentina...

Paulo Pimenta expõe divergências com Eduardo Leite sobre as enchentes no RS

O ministro Paulo Pimenta, designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para coordenar...

Estragos no RS não são motivo para “liberou geral”, diz Bruno Dantas

Presidente do TCU afirma ver no ministro da Fazenda, Fernando Haddad, um aliado para...

Ex-affair de Buda assume romance com empresária

Após viver um breve affair com o ex-BBB Lucas Henrique, o Buda, Nina Capelly...

Mais para você