InícioEditorialPolítica NacionalCongresso toma a dianteira na pauta da segurança, enquanto o Planalto ainda...

Congresso toma a dianteira na pauta da segurança, enquanto o Planalto ainda tenta os primeiros passos

Foto: Zeca Ribeiro/Arquivo/Agência Câmara

Plenário da Câmara dos Deputados 24 de abril de 2024 | 09:27

A segurança pública emergiu como um tema central nas discussões eleitorais deste ano e nos preparativos para o próximo ciclo presidencial. Enquanto o governo enfrenta críticas por sua atuação nessa área, o Congresso assume o protagonismo ao impulsionar uma série de projetos, muitos deles liderados pela oposição. Tais iniciativas recebem atenção especial dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, que já aprovaram um pacote visando endurecer o combate ao crime e planejam avançar com outras propostas. A reportagem é do jornal “O Globo”.

Na última segunda-feira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, defendeu a implementação de um plano nacional que envolva estados e municípios.

“Esse protagonismo, quem poderia impor, seria o próprio campo do governo. Quando você não pauta o tema, passa a ser pautado da forma que eles querem. Isso tem que ser debatido internamente para mudar”, afirma o senador Fabiano Contarato (PT-ES).

Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem ficado à margem dos debates, enfrentando críticas e desgastes por conta da abordagem conservadora dos projetos e da maioria de centro-direita no Congresso. Entre os aliados do governo, há a percepção de que o Palácio do Planalto não tem sido proativo o suficiente, deixando de antecipar-se aos problemas.

Embora tenha se posicionado contra algumas propostas de aumento de pena, Lula apoia outras iniciativas, como a que restringe as saídas temporárias de detentos. Ele anunciou sua intenção de votar contra o veto do governo ao ponto principal da lei, que proíbe a visita de familiares a presos. Segundo relatos, no Planalto, há a sensação de que a base aliada está desarticulada para defender o veto, o que provavelmente resultará em mais uma derrota para o governo na sessão do Congresso agendada para hoje.

Comentários

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Áreas rurais de Planaltina recebem asfalto e novos canais de irrigação

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou, na manhã desta sexta-feira (22/11),...

De olho em 2026, Bebeto Galvão se prepara para pré-candidatura a deputado

Vice-prefeito de Ilhéus, no Sul, até 31 de dezembro, Bebeto Galvão (PSB) já colocou...

Chuva causa alagamentos em vias de Vitória da Conquista

As chuvas que caíram na manhã desta sexta-feira (22) deixaram diversas ruas de Vitória...

Ana Marcela é heptacampeã da Copa do Mundo de águas abertas

Ana Marcela conquistou o título de heptacampeã da Copa do Mundo de águas abertas...

Mais para você