InícioEditorialPolítica NacionalDeltan anuncia desistência de pré-candidatura à Prefeitura de Curitiba

Deltan anuncia desistência de pré-candidatura à Prefeitura de Curitiba

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo

O deputado federal cassado Deltan Dallagnol 03 de maio de 2024 | 14:54

O deputado federal cassado Deltan Dallagnol publicou na manhã desta sexta-feira (3) um vídeo em rede social anunciando desistência da pré-candidatura à Prefeitura de Curitiba. Ele afirma que a decisão foi tomada “depois de muita oração e de muita reflexão”.

Deltan teve o mandato cassado em maio do ano passado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por causa de alegada violação à Lei da Ficha Limpa. Os magistrados consideraram, por unanimidade, que houve fraude à legislação por ter se exonerado do Ministério Público antes do início de processos administrativos contra ele envolvendo a Lava Jato.

Em março, o político disse à Folha que não considera que esteja inelegível para as eleições seguintes a partir daquela decisão —entendimento que foi criticado por especialistas em direito eleitoral. Ele afirmou ainda que, caso realmente se candidatasse, “alguém pode impugnar o registro, e isso vai ser discutido”.

No vídeo, Deltan diz que contribuirá “de forma mais ampla para renovação política, ajudando a formar e eleger bons candidatos Brasil afora”. Deltan estaria atuando como embaixador do partido Novo em diversas regiões do país para a formação de líderes que atuem no município neste ano e no Congresso em 2026.

Segundo sua assessoria, ele iniciou um projeto-piloto chamado Força Tarefa para treinamento e mentoria recíproca de candidatos do Novo e viajou para cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Mato Grosso, Amazonas, Pernambuco e Ceará nos últimos meses.

Deltan se colocava como pré-candidato pelo partido e aparecia entre os mais bem posicionados nas pesquisas para o cargo no pleito de outubro.

Ele afirma que aprendeu nos últimos anos que “uma andorinha não faz verão sem bando” e que são necessários “mais políticos que realmente nos representem e que empunhem a espada da justiça” para se dedicar a pensar “as melhores políticas e soluções” para os problemas do país. E aponta essa como a solução para o país “conseguir superar a corrupção, o desgoverno, a impunidade e os abusos”.

O político ficou conhecido com a Operação Lava Jato, quando chefiou a força-tarefa no Ministério Público Federal em Curitiba. A operação, que completou dez anos em março passado, entrou em declínio a partir de 2018 em meio a contestações sobre os métodos adotados, como a manutenção de prisões antes de julgamentos e o uso em massa de delações premiadas. Em 2019, no episódio que ficou conhecido como Vaza Jato, diálogos expuseram a proximidade entre o então juiz Serio Moro e os procuradores da Lava Jato.

Deltan saiu da Promotoria e concorreu como deputado federal pelo Paraná, sendo o candidato mais votado para o cargo no estado em 2022.

Ana Beatriz Garcia, Folhares

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mulher é baleada dentro de carro no RJ após visitar filha internada em hospital

Uma mulher foi baleada dentro de um carro, no momento em que voltava da...

Detran-Ba institui Comitê permanente de gênero, raça, diversidade e inclusão

No mês da consciência negra, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) estabeleceu, por meio...

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, de 68 anos, morreu após se...

Ex de Jonathan Majors retira acusações de agressão contra o ator

Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, desistiu do processo de agressão e difamação que...

Mais para você