O DF Livre Carcaças já retirou 1.153 veículos abandonados das ruas do Distrito Federal em 2024. Apenas nesta quinta-feira (23/5), as equipes da operação recolheram 22 carcaças em Santa Maria. O número deste ano já supera o total de 2023, quando 1.132 carros foram retirados das vias públicas.
A retirada dos veículos contribui para a redução dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.
“O número alcançado até agora é muito expressivo e maior que nos anos anteriores. Fizemos ajustes na estratégia de atuação e contamos com apoio e comprometimento dos órgãos participantes, das administrações regionais e, sobretudo, dos conselhos comunitários de segurança (Consegs) de cada localidade”, pontua o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
Os trabalhos do DF Livre de Carcaças começar a ser feitos por cinco dias seguidos em cada local – de segunda a sexta-feira – no ano de 2024, o que aumento as atuações em cada região. Às segundas e sextas-feiras, as equipes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP) monitoram as ações produzem levantamentos dos veículos na região em que irão atuar.
Em 2022, 259 veículos foram retirados das ruas. Em 2021 o número chegou a 306, enquanto em 2020 a quantidade foi de 448.
“Já tínhamos superado, no ano passado, o número de veículos retirados em anos anteriores. Em 2023, o total foi 337% maior do que havia sido recolhido em 2022; e neste ano, em cinco meses, já superamos todo o ano passado. Isso se deve ao comprometimento e atuação integrada dos órgãos participantes. Os resultados são cada vez mais exitosos”, completa Avelar.
A medida reúne representantes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), do Departamento de Trânsito (Detran) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), além das administrações regionais. A Secretaria DF Legal e do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) também apoia o projeto, que é coordenado pela SSP-DF.
Participe Foi criado um novo canal, o [email protected], para facilitar o envio de informações pela população sobre veículos abandonados. Detalhes como endereço, ponto de referência e fotos são solicitados para facilitar a localização dos veículos.
“Além das informações encaminhadas pelas administrações regionais, Consegs e Ouvidoria do GDF, disponibilizamos mais esse canal, que pode ser usado por qualquer cidadão”, diz o subsecretário de Políticas Públicas, Jasiel Fernandes. As informações também podem ser encaminhadas pelo site Participa DF, pelo número 162 e nas próprias administrações regionais.
Informações da Agência Brasília