Depois de um tempo sumida das redes sociais, Thelma Assis, a Thelminha, reapareceu para falar sobre um problema de saúde da mãe, DOna Yara, e fazer um alerta para seus seguidores.
A médica e campeã do BBB20 postou um vídeo no Instagram, na segunda-feira (17/6), contando que a matriarca de sua família descobriu um tumor raro em frente ao coração, quando realizou exames de rotina em janeiro e precisou passar por uma cirurgia.
“Na medicina, às vezes acontece isso. A gente vai procurar uma coisa e acaba encontrando outra. E, aí, a gente descobriu que o coração dela estava ok, mas que ela tinha um tumor exatamente no meio do peito, na frente do coração, um tumor do tamanho de um limão”, relatou a apresentadora.
Em seguida, Thelminha contou que o tumor foi originado em um órgão órgão chamado timo, que participa da regulação da defesa imunológica do organismo. De acordo com ela, a tendência é que ele diminua com o passar do tempo, mas não foi o que aconteceu com Dona Yara.
“Ele aumentou e ele ia continuar aumentando até que ele pudesse dar algum sintoma. E talvez nesse momento já poderia ser tarde demais. Então, ele precisava ser tirado o quanto antes por uma cirurgia”, relatou ela.
E continuou seu desabafo: “Nesse momento saiu de mim toda a medicina, eu estava ali como uma filha completamente angustiada por conta do diagnóstico da mãe que ia passar por uma cirurgia tão delicada. […] Já perdi meu pai por um câncer raro há cinco anos atrás e hoje me deparei de novo com câncer raro na minha família”, disse.
1 de 13
Thelminha desabafa ao revelar tumor maligno da mãe
Instagram/Reprodução
2 de 13
Thelminha e a mãe, Dona Yara posam para foto durante evento
Instagram/Reprodução
3 de 13
Thelminha e a mãe, Dona Yara fazem pose durante uma das viagens que fizeram juntas
Instagram/Reprodução
4 de 13
Thelminha e a mãe, Dona Yara fazem pose em Paris
Instagram/Reprodução
5 de 13
Thelminha e a mãe, Dona Yara posam juntas e sorridentes durante viagem
Instagram/Reprodução
6 de 13
Thelminha e a mãe, Dona Yara viajaram juntas
Instagram/Reprodução
7 de 13
Thelminha e a mãe, Dona Yara são clicadas durante o casamento da médica
Instagram/Reprodução
8 de 13
Encontro começa sem Patrícia Poeta; entenda!
TV Globo/Reprodução
9 de 13
As peças de upcycling são as mais bombadas da marca. Acima, Thelminha, vencedora do BBB 2020, com look da etiqueta Cosmo remodelado
@thelminha/Instagram/Reprodução
10 de 13
A ex-bbb se inspirou na caveiras mexicanas para criar a fantasia
Iude/Divulgação
11 de 13
Triangulando é o nome do programa de entrevistas apresentado por Thelma Freitas
12 de 13
Thelma Assis
Reprodução
13 de 13
Ao contrário de outros companheiros de casa
Reprodução/Instagram
Logo depois, a médica deu detalhes de como foram os últimos meses: “A gente perde o chão. Tem seis meses que estou vivendo isso e a gente tem que continuar vivendo. Olha quantas coisas eu não fiz esses seis meses e carreguei aqui, quietinha essa angústia. E, finalmente, chegou o dia da cirurgia dela. E, felizmente, foi tudo bem”, garantiu, antes de completar:
“Ela conseguiu tirar o tumor. Havia uma chance de ele ser benigno, mas não, a gente descobriu que era maligno. Ou seja, ele precisava ser retirado o quanto antes”, contou.
No fim da gravação, Thelminha aconselhou os seus fãs a se cuidarem e a cuidar das pessoas que amam: “Pessoalmente, nesses seis meses, eu vivi com a minha mãe como se fossem os últimos meses de vida dela porque não sabia qual seria o resultado disso tudo. E muitas vezes a gente fica achando que valorizar a pessoa que você ama tem a ver com grana, com dinheiro. Mas nesses seis meses o que eu fiz foi, mesmo sem ela perceber, dizer todos os dias para ela o quanto eu a amava […] Valorizem as pessoas que vocês amam de verdade, digam que ama, não esperem ter uma data limite, um diagnóstico ruim”, encerrou.
Voluntariado no Rio Grande do Sul Thelma Assis viajou para o Rio Grande do Sul como médica voluntária para auxiliar as vítimas das enchentes, que atingiram o estado no fim de abril. A ex-BBB revelou que ficou impactada com o que viu e explicou o que mais chamou a sua atenção no local.
“É muito triste saber que as pessoas perderam tudo. Muitas perderam familiares. E o que mais me deixou impactada foram as denúncias de abusos e violência contra mulheres e crianças, que acabaram motivando a criação de abrigo exclusivo para elas, no qual eu também consegui ajudar”, declarou, em entrevista ao Extra.
A médica contou que esqueceu o status de pessoa pública em situações como essa. “É óbvio que tenho a noção de que sempre causa uma repercussão e, no caso do Rio Grande do Sul, achei importante usar a visibilidade para pedir doações e também para incentivar outros profissionais de saúde”, relatou.
Ela contou que uma colega médica foi para o Rio Grande do Sul após ver seu vídeo. “Ela tinha deixado dois filhos em Campinas, no interior de São Paulo, sob os cuidados do pai. Nessa hora, cai a ficha do quanto é importante conciliar a medicina com a vida pública e ajudar as pessoas com isso. É sobre ter a possibilidade de impulsionar bons gestos”, completou.
Thelma autou no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas (RS) e contou que foi acolhiada pelos funcionários do local. “Eu já estou acostumada a dar plantões e ficar no hospital, com suas devidas adaptações. Qualquer lugar ainda seria um privilégio diante das pessoas que perderam tudo, por isso considero que ficamos muito bem alojadas. Assim que voltei, dei um grande abraço na minha família e nos meus cachorros. Nessas situações, a gente reforça a importância de valorizar os nossos”, encerrou.