O 2º Cartório Integrado de Relações de Consumo de Salvador alcançou a meta de movimentar mais de 33 mil processos. A informação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A unidade é coordenada pelo juiz Antônio Marcelo Oliveira Libonati.
Esse resultado foi atingido em 2 de outubro. Os dados, registrados no Sistema Exaudi (responsável por organizar, mapear e permitir consulta às informações), indicam um total de 29.664 processos movimentados pela secretaria e 3.969 pelos gabinetes. A unidade integrada abrange a 8ª, a 9ª, a 15ª e a 19ª Varas de Consumo.
PROJETO SEM DIAS
Conforme o TJ-BA, a ação está em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que definiu o prazo de 100 dias como referência temporal para a tramitação dos feitos judiciais.
A iniciativa tem o apoio da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), por meio do Projeto Sem Dias, que implementa nos Cartórios Integrados técnicas de gestão e medidas específicas para a otimização do fluxo processual.
O Projeto Sem Dias é dividido em cinco fases de execução – imersão, operação assistida, autogestão, gestão colaborativa e monitoramento – que podem ser alteradas ou suprimidas conforme a situação que o cartório apresenta e as dificuldades encontradas.
As ações incluem: elaboração de planilhas de trabalho; planejamento e organização da execução das atividades; reuniões com juízes, diretores e servidores; rastreamento estratégico por tipo de petição, rastreamento e categorização de processos por situação; priorização de atividades específicas de resultado rápido; dentre outras.