InícioLazer, vida e culturaSaúdeAneel impõe multas à Enel e investiga falhas na distribuição de energia...

Aneel impõe multas à Enel e investiga falhas na distribuição de energia em São Paulo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emitiu um ofício em resposta às preocupações levantadas pelo Ministério de Minas e Energia sobre a escassez de eletricidade em algumas áreas de São Paulo. O documento, assinado pelo diretor-geral Sandoval Feitosa, destaca que a Aneel tem realizado inspeções na Enel SP, a empresa encarregada da distribuição de energia na capital paulista. Desde o início das fiscalizações, a Aneel já impôs multas que somam R$ 320 milhões à Enel, incluindo uma penalidade significativa de R$ 165 milhões, aplicada devido a falhas no atendimento a emergências em novembro de 2023.

Feitosa ressaltou que a agência enviou equipes técnicas para monitorar as operações da Enel e convocou representantes de diversas empresas de distribuição e transmissão para uma reunião. Além das multas, a Aneel iniciou uma investigação sobre as falhas operacionais da Enel e não descarta a possibilidade de recomendar a caducidade da concessão da empresa. A agência afirmou que tomará medidas punitivas caso sejam identificadas falhas graves ou negligência nos serviços prestados. A atuação da Enel já estava sob escrutínio há quase um ano, com a Aneel acompanhando de perto as ações da empresa desde um incidente em novembro de 2023.

Com a aproximação do verão e a previsão de eventos climáticos extremos, a Aneel convocou uma reunião com a Enel e outras concessionárias para discutir os planos de contingência. O ofício da Aneel foi uma resposta a um documento do Ministério de Minas e Energia, que estabeleceu um prazo de três dias para que a Enel solucionasse os problemas de falta de energia em São Paulo.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Taxa de informalidade no Brasil atinge 38,8% no terceiro trimestre de 2024

No terceiro trimestre de 2024, o Brasil registrou uma taxa de informalidade de 38,8%,...

Academia de Letras Jurídicas da Bahia elege nova diretoria para biênio 2025-2026

Membros da Academia de Letras Jurídicas da Bahia escolheram nesta quinta-feira (21) a nova...

Coreia do Norte envia tropas à Rússia em troca do fornecimento de mísseis antiaéreos

A Coreia do Norte recebeu mísseis antiaéreos da Rússia em troca do envio de...

Assassinato em Salvador: Homem é morto com mais de dez tiros na Avenida Suburbana

A tarde de quinta-feira (21) foi marcada por violência no Subúrbio Ferroviário de Salvador,...

Mais para você