O primeiro debate de segundo turno em São Paulo, promovido pela TV Bandeirantes, entre os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL), foi marcado por troca de acusações e provocações entre os candidatos e um tenso abraço entre os adversários. Após o fim do debate, Nunes afirmou que a aproximação de Boulos foi uma “tática de intimidação” enquanto o deputado federal afirmou que o prefeito é “assustado”.
Os dois candidatos passaram a maior parte do debate chamando-se pelo primeiro nome, principalmente em momentos de acusação ou provocação, quando os usavam em tom mais jocoso.
ABRAÇO ENTRE RIVAIS
No momento mais emblemático do debate, Nunes falava sobre Boulos ter sido preso por invasão e supostamente fugido de um oficial de Justiça, quando o deputado federal se levantou de seu púlpito e saiu em direção ao prefeito.
Aparentemente nervoso, Nunes olhou para o lado, ao que Boulos perguntou: “tudo bem?”. Nunes, que aparentava estar nervoso, o abraça, rebatendo a pergunta: “você está bem?”. Boulos então ri e responde: “tudo bem, e você? Tudo firme?”.
Nunes continuou sua fala, dizendo que Boulos não o intimidaria. “Você não vai me intimidar, sabe por quê? Eu vim da periferia, do Parque Santo Antônio. Eu não tenho medo de nada, só de Deus”, afirmou.
“TÁTICA DE INTIMIDAÇÃO” E “PREFEITO ASSUSTADO”
Fora das câmeras, a equipe de Nunes reclamou da aproximação de Boulos, dizendo que o candidato burlou as regras. O UOL registrou que os seguranças que estavam nos bastidores do debate foram para o estúdio no momento. No começo do bloco seguinte, Boulos ironizou o momento: “Vou manter distância para você não se assustar”
Apesar das trocas de provocações e dos momentos tensos, os candidatos encerraram o programa se cumprimentando com um aperto de mão. Boulos disse que o abraço foi resultado da tensão de Nunes. “Acho que foi um susto, ele é um prefeito assustado”. O prefeito, por outro lado, afirmou que a aproximação foi estratégica. “Ele usou uma tática para tentar me intimidar, mas eu vim do Parque Santo Antônio, né, gente, não vou me intimidar tão fácil assim”.