InícioNotíciasPolíticaComissão de Reforma do TJ-BA aprova sustentação oral em recurso contra decisões...

Comissão de Reforma do TJ-BA aprova sustentação oral em recurso contra decisões monocráticas

A Comissão de Reforma Judiciária, Administrativa e Regimento Interno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) acolheu pedido da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) para garantir à advocacia a realização de sustentação oral em recursos contra decisões monocráticas nos processos comuns da Corte. 

Com a aprovação, a sugestão de emenda para mudança no regimento interno do TJ-BA será enviada para análise do Pleno. Caso autorizada pelos desembargadores, em seguida a proposta é encaminhada à presidência do tribunal. 

Em nota, a OAB-BA confirma que o pedido foi feito em 2022 e levou em conta as alterações promovidas pela Lei nº 14.365, de 2022, que, ao modificar o Estatuto da Advocacia, implementou como uma das prerrogativas da classe a inclusão da sustentação oral nos recursos contra as decisões monocráticas. Além da aplicação nos processos comuns do TJ-BA, a seccional também pediu a observância imediata da prerrogativa nos juizados.

“Independentemente de futuras e necessárias alterações regimentais de adequação, a OAB-BA pede para que seja aplicado de imediato o dispositivo legal nos processos em curso no âmbito do TJ-BA e das Turmas Recursais (inclusive supletivamente no caso de decisões relativas aos Recursos Inominados, dada sua natureza de apelação)”, pediu a OAB da Bahia.

Como o parecer da Comissão de Reforma limitou a sustentação aos processos do tribunal, a OAB-BA estuda novas possibilidades para garantir a prerrogativa também nos juizados.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ações do “TJBA Mais Perto” em Feira de Santana começam nesta quarta-feira; programação tem entrega de novo polo da Unicorp

Desta quarta (16) até sexta-feira (18), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) estará...

Israel libera ajuda humanitária em Gaza após pressão internacional

Nesta quarta-feira (16), Israel autorizou a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza,...

AL-BA: Jerônimo solicita retirada de projeto que prevê criação do Fundo Permanente para Defesa Civil

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) solicitou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) que a...

Professores da Uneb declaram fim da greve após aceitarem acordo com o governo do estado

Os professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) declararam o fim da greve da...

Mais para você

[the_ad id="181056"]