A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizará uma cerimônia, nesta sexta-feira (08), para a entrega do título de cidadão baiano ao bispo Dom Tommaso Cascianelli. Proposta pelo deputado estadual Ricardo Rodrigues, a homenagem foi é concedida como reconhecimento a personalidades que contribuem significativamente para o estado da Bahia.
Dom Tommaso Cascianelli, nascido em Capodimonte, na Itália, em 1948, esteve a frente da Diocese de Irecê por 23 anos. Sua trajetória missionária teve início aos 11 anos. Na Bahia á 44 anos, Dom Tommaso veio para o Brasil em 1980 e se estabeleceu na Bahia, onde exerceu seu ministério em diversas cidades, como Itabuna, Salvador e Jequié. Em quatro décadas, o missionário construiu igrejas, fundou comunidades e dedicou-se à formação espiritual e ao cuidado dos mais vulneráveis.
Além de missionário e pastoral, Dom Tommaso teve um papel relevante como orientador espiritual de Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira, nos últimos anos de vida dela. Entre seus projetos sociais, destacam-se a criação do Centro de Desenvolvimento Educacional (CDE) em Irecê, o Seminário Emaús em Feira de Santana, a Casa dos Anjos e o Projeto Porta Aberta, iniciativas voltadas ao acolhimento e apoio às comunidades mais carentes.
Para o deputado Ricardo Rodrigues, Dom Tommaso representa a essência do verdadeiro serviço ao próximo, com uma trajetória marcada pelo compromisso com a transformação social e espiritual das comunidades onde atuou.