Líder do União Brasil na Câmara, o deputado Elmar Nascimento (BA) ouviu um conselho de um ministro do Palácio do Planalto após ser preterido por Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela presidência da Casa.
Logo após a “traição” de Lira, que optou por Hugo Motta (Republicanos-PB) para a sua sucessão, Elmar chegou nervoso ao Planalto, prometendo não falar mais com Lira, de quem era amigo de longa data.
O líder do União Brasil, então, ouviu do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o conselho de que não deveria acabar com sua amizade com Lira por causa de brigas e traições na política.
O ministro, que é responsável pela articulação política do governo Lula, ressaltou que política e amizade não devem se misturar e disse que Elmar deveria manter a amizade com Lira.
Ministro não seguiu conselho
Apesar de ter escutado o ministro, Elmar optou por não seguir o conselho. Como noticiou a coluna, o líder do União Brasil ficou semanas sem atender Lira e só retomou o contato na semana passada.
O presidente da Câmara, contudo, tem feito gestos a Elmar. Na semana passada, por exemplo, designou o deputado baiano como relator do projeto que prevê regras de transparência para emendas parlamentares.