Diante de um cenário onde o calendário esteja cada vez mais extenso no futebol brasileiro, principalmente com a realização do Mundial de Clubes em junho de 2025, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encaminhou um ofício à Conmebol neste mês, solicitando uma série de alterações.
Conforme o Ofício PRE nº 1421/2024, de 3 de setembro de 2024, a CBF propôs a extinção dos playoffs da Copa Sul-Americana e a concessão de uma vaga direta à Copa Libertadores, eliminando a necessidade de os clubes brasileiros disputarem a pré-Libertadores.
A entidade justificou o pedido alegando que os playoffs da Sul-Americana interferem em duas datas do Campeonato Brasileiro. Além disso, a Copa Intercontinental da FIFA e o novo formato do Mundial de Clubes da FIFA exigirão dez novas datas no calendário, sobrecarregando ainda mais as equipes.
Embora o pedido tenha sido feito, a Conmebol nem sequer respondeu a solicitação da CBF. A confederação sul-americana deve seguir com as atuais configurações nas duas principais competições continentais pelo menos até o fim do ciclo 2023-2026 dos contratos comerciais.