InícioLazer, vida e culturaSaúdeGoverno Federal planeja investimentos bilionários em distribuição de energia até 2031

Governo Federal planeja investimentos bilionários em distribuição de energia até 2031

O governo federal projeta um novo ciclo de investimentos no setor de distribuição de energia, com estimativas que variam entre R$ 400 bilhões e R$ 500 bilhões até 2031. Vinte concessões, que correspondem a 62% do mercado nacional e atendem cerca de 86 milhões de consumidores, estão com seus contratos prestes a expirar nos próximos sete anos. Entre as empresas que operam nesse segmento estão Enel, Light, Neoenergia, CPFL, Equatorial, Energisa e EDP. Os investimentos planejados visam principalmente a melhoria da qualidade dos serviços prestados, com ênfase na modernização e digitalização das redes elétricas. A Enel, que atua em São Paulo, tem enfrentado críticas severas devido a apagões que afetaram 3,1 milhões de clientes, e há uma crescente expectativa de que sua concessão, que se encerra em 2028, não seja renovada.

A Light, por sua vez, está em recuperação judicial e pediu a prorrogação de seu contrato, que termina em 2026, mas enfrenta resistência devido ao seu baixo desempenho em avaliações de qualidade. As novas diretrizes para a renovação das concessões introduzem regras mais rigorosas, incluindo a necessidade de estabelecer metas para a recuperação dos serviços em casos de eventos climáticos extremos e a digitalização dos equipamentos utilizados. As distribuidoras que buscarem a renovação de suas concessões deverão desistir de disputas judiciais com a União e enfrentarão restrições no pagamento de dividendos caso não demonstrem uma situação financeira saudável. Os contratos que estão prestes a vencer até 2031 abrangem concessões de empresas como EDP, Light, Enel e Energisa.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Guarda Municipal é morto em emboscada na BR-116 em Nova Itarana

O Guarda Municipal José Carlos Lima dos Santos da Silva, de 41 anos, foi...

Ataque israelense mata chefe de mídia do Hezbollah em Beirute

Um ataque realizado por Israel resultou na morte do porta-voz do Hezbollah e chefe...

Polícia prende suspeito de jogar bomba em fotógrafo na final da Copa do Brasil

Na manhã deste domingo (17), a Polícia Civil de Minas Gerais efetuou a prisão...

Lula menciona mortos na Faixa de Gaza e defende legado de Marielle Franco em encontro com prefeitos

YURI EIRAS E ITALO NOGUEIRARIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O presidente Luiz Inácio...

Mais para você