InícioEditorialNotíciasEBC anuncia representantes da sociedade para comitê de participação

EBC anuncia representantes da sociedade para comitê de participação

Logo Agência Brasil

A EBC designou, em portaria publicada nessa segunda-feira (16), os representantes da sociedade civil que vão integrar o Comitê de Participação, Diversidade e Inclusão, o Cipadi.

A iniciativa é parte da retomada da participação social na empresa pública, responsável pela Rádio Nacional, Radioagência Nacional, Agência Brasil e TV Brasil.

Notícias relacionadas:

  • EBC divulga resultado de votações para fóruns de participação social.
  • EBC está entre as três empresas públicas mais transparentes do país.
  • Jornalista da EBC, Luciana Zogaib é eleita Melhor Narradora de 2024.

Foram indicados 11 representantes da sociedade e cinco representantes das emissoras da Rede Pública de Comunicação, com seus respectivos suplentes. Eles foram eleitos em votação pela internet no mês de novembro.

O órgão deve acompanhar as diretrizes das emissoras públicas em relação a participação, diversidade e pluralidade de ideias, além de propor e realizar audiências e consultas públicas.

O Cipadi integra o Sistema de Participação Social da EBC, que prevê ainda o Comitê Editorial e de Programação, que ainda precisa ter seus membros nomeado pelo presidente Lula.

O órgão é fruto de um grupo de trabalho com representantes da sociedade, da EBC e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, onde foram desenhados os novos instrumentos de participação na comunicação pública.

Ramênia Vieira, do Coletivo Intervozes, uma das representantes eleitas para o Comitê, reforça a responsabilidade da primeira gestão do Cipadi.

“Creio que, nesse primeiro momento, o Cipadi e os representantes do Cipadi, têm uma grande reponsabilidade e um compromisso com a sociedade. Que é uma oportunidade também de contribuir para que a comunicação pública seja realmente democrática, diversa e plural. E a EBC tem um papel fundamental nessa promoção de uma mídia que represente, realmente, o povo brasileiro em toda a sua diversidade”.

A Empresa Brasil de Comunicação, EBC, foi criada em 2007, como responsável pelo sistema público federal de comunicação. Em 2016, após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, o então presidente Michel Temer publicou medida provisória acabando com o Conselho Curador da EBC, órgão responsável por zelar pelos princípios da comunicação púbica. Os novos comitês são a retomada desta participação. 

Ainda não há data para posse dos integrantes e do início de funcionamento do Comitê de Participação, Diversidade e Inclusão da EBC.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

A energia escura pode não existir, segundo novo estudo

A energia escura, uma das maiores incógnitas da ciência, pode não existir, segundo uma...

Casal do Bem: Cafu e Mariah Morais falam sobre projeto no Sertão e ações sociais na África

Natal é sempre uma época especial, em que as pessoas parecem estar mais atentas...

Sonda Parker da Nasa inicia recorde de aproximação do Sol nesta terça

Uma nave não tripulada da Nasa inicia nesta terça-feira (24) uma aproximação recorde do sol....

Sóstenes Cavalcante será o novo líder do PL na Câmara em 2025

O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) foi anunciado como o novo líder do Partido Liberal...

Mais para você