InícioNotíciasPolicialA deputados baianos, ministro garante esforços para prender delegado bolsonarista

A deputados baianos, ministro garante esforços para prender delegado bolsonarista

Parlamentares da bancada baiana em Brasília que entraram em contato ontem com o ministro da Justiça deixaram a conversa certos de que Flávio Dino concentrará esforços para tentar prender seu antecessor, o delegado da PF Anderson Torres, atual secretário de Segurança Pública do Distrito Federal. Após solicitar à Advocacia-Geral da União (AGU) que pedisse a preventiva de Torres ao Supremo Tribunal Federal (STF), Dino garantiu a lideranças governistas da Bahia haver elementos suficientes para levá-lo à prisão por apoio, direto ou indireto, aos ataques contra o Planalto, o Congresso e a sede do STF. 

Cantinho do castigo
Os deputados da base aliada ao presidente Lula ouvidos pela coluna estão convictos também de que, apesar da proatividade demonstrada a reboque da crise em Brasília, Flávio Dino já recebeu ou receberá uma bronca dura do petista, por não ter agido a tempo de conter os atos, mesmo ciente do risco. O mesmo pito, acham, será aplicado por Lula no ministro da Defesa, José Múcio, já que o Exército cuida da segurança do Planalto.

Teste de paternidade
Políticos do estado que integram o arco de alianças de Lula no Congresso admitem certo temor com a mensagem implícita transmitida pelo atentado ao Três Poderes. No caso, de que, assim como ocorreu na Bolívia em 2019, pode estar em curso no Brasil uma tentativa de golpe policial, e não das Forças Armadas. A insubordinação das polícias Civil e Militar do Distrito Federal foi vista como digital claro da mão que balança o berço.

Entre parceiros
Em meio à caçada por cargos federais nos estados, cardeais do PSB apontaram a mira sobre o cobiçado comando da Codeba, atualmente na cota dos militares ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com o Ministério dos Portos sob controle de um cacique do partido – o ex-governador paulista Márcio França -, o PSB acha natural assumir o leme da Companhia de docas da Bahia.

Aditivo no tanque
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) quer vitaminar a Fundação Cultural do Estado com as atribuições da extinta Bahiatursa. O intuito é tornar a Funceb mais valiosa nas negociações por espaço.

Plano de saída
Executivos bem posicionados no segmento de varejo dizem acreditar que o fechamento da Perini nos shoppings da Bahia, Paralela e Salvador é o passo inicial para que o grupo chileno Cencosud se desfaça da rede de delicatessens de alto padrão fundada pelo empresário Pepe Faro. O que os proprietários do negócio negam. Falam só em reposicionar a marca. Segundo apurou a Satélite, a operação da Perini, que jamais deu o resultado esperado pelo Cencosud, ficou cada vez mais inviável.

Lacuna aberta
Caso a Perini seja fechada ou posta à venda, criará uma lacuna para os ex-donos, atuando hoje sob a bandeira do Almacen Pepe. É que tanto a pioneira loja da Barra, já desativada, quanto as da Vasco e do Bahiano de Tênis são da família Faro, que fatura o aluguel dos imóveis.

Não generalizar é preciso. Uma minoria, que não entende que o maior valor do conservadorismo é o respeito ao patrimônio, não pode ser colocada como exemplo de quem defende a pátria Capitão Alden, deputado federal eleito pelo PL e linha de frente do bolsonarismo na Bahia, sobre o repúdio aos ataques em Brasília

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Vou te amar para sempre, diz Michelle em homenagem a Amália Barros

"Minha boneca linda", escreveu Michelle sobre a deputada Amália...

Ministra diz que mulheres não podem ser forçadas a abrigos exclusivos

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, defendeu, em Porto Alegre, no Rio Grande do...

Experiências internacionais podem servir de exemplo no enfrentamento às mudanças climáticas

As recentes enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul trouxeram à tona uma preocupação...

PL não decidiu quem apoiará para comandar Câmara e Senado, diz Valdemar

Presidente do partido de Jair Bolsonaro nega que condiciona apoio a eventual anistia para...

Mais para você