InícioEditorialPolítica NacionalAGU recorre contra afastamento de presidente do Conselho da Petrobras

AGU recorre contra afastamento de presidente do Conselho da Petrobras

Ação de deputado do Novo denunciou conflito de interesses, já que Pietro Mendes também é secretário de Minas e Energia; juiz também levou em conta a não observância da Lei das Estatais e a ausência de lista tríplice

Jefferson Rudy/Agência Senado

Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia (FPRNE) realiza audiência pública para debater o mercado de carbono. Conforme a Resolução 19/2021, a Frente Parlamentar tem como finalidade promover debates e iniciativas a respeito de políticas públicas, e outras medidas, que estimulem o uso sustentável de recursos naturais e a geração e o consumo responsável de energia. À mesa, secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Pietro Mendes.

A Advocacia Geral da União (AGU) entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) contra a decisão do juiz Paulo Cezar Neves Junior, da Justiça Federal de São Paulo, que afastou Pietro Mendes do cargo de presidente do Conselho de Administração da Petrobras. A ação foi movida pelo deputado estadual Leonardo Siqueira (Novo-SP), alegando que Mendes estaria ilegalmente no cargo devido a conflito de interesses, já que também é secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. Além disso, a decisão do magistrado levou em consideração a não observância da Lei das Estatais, a ausência de elaboração de lista tríplice para o cargo e a não utilização de empresa especializada para a seleção.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Outro conselheiro, Sérgio Machado Rezende, também foi afastado recentemente pela Justiça, devido à falta de apresentação de lista tríplice na indicação pela União e ao não cumprimento do período de quarentena de 36 meses, conforme exigido pela Lei das Estatais, após atuar no diretório nacional do PSB. Rezende, foi ministro de Ciência e Tecnologia nos primeiros mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Petrobras pretende recorrer tanto no caso de Pietro Mendes como no de Rezende. Na próxima sexta-feira, 19, ocorrerá uma reunião ordinária do conselho que poderá decidir não apenas a escolha de um novo presidente, mas também sobre a distribuição de dividendos extraordinários, estimados em R$ 43,9 bilhões.

Publicada por Felipe Cerqueira

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Entrega do IR em cidades afetadas no RS é prorrogada

Adiamento vale para os moradores de 336 municípios do...

Gleisi começou a semana disparando contra a frente ampla

Gleisi Hoffmann parece ter começado a semana (6/5) disposta a encurtar a frente ampla...

Rio Grande do Sul deve demorar dez dias para resolver crise de combustíveis

O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação crítica de desabastecimento parcial de combustíveis,...

Padilha agradece a Lira por aprovação de projeto que ajuda o RS

Medida facilita a transferência de recursos ao Estado; aval da Câmara ocorre após a...

Mais para você