InícioEditorialPolítica NacionalAnderson Torres presta depoimento ao TSE sobre minuta que previa intervenção na...

Anderson Torres presta depoimento ao TSE sobre minuta que previa intervenção na Justiça Eleitoral

Preso desde janeiro, ex-ministro participou da oitiva por videoconferência; ação investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação

Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Objetivo era ouvir o ex-ministro a respeito da minuta que previa intervenção na Justiça Eleitoral

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, prestou depoimento nesta quinta-feira, 16, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Preso desde 14 de janeiro, por suposta omissão nos atos de 8 de janeiro, Torres participou por videoconferência e respondeu às perguntas. A oitiva aconteceu no âmbito da ação que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pelo encontro com os diplomatas, e pode tornar o ex-mandatário inelegível. O objetivo era ouvir o ex-ministro a respeito da minuta que previa intervenção na Justiça Eleitoral, encontrada em operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal em sua residência, assim como fazer questionamentos sobre a sua participação em uma live em que Bolsonaro questionou a higidez das urnas eletrônicas. Na transmissão, o ex-mandatário alegava fraudes no sistema eleitoral e contestava a auditabilidade das urnas eletrônicas. 

Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou o depoimento de Anderson Torres ao TSE, mas determinou que acontecesse na condição de testemunha. Ou seja, o ex-ministro teria o direito de permanecer em silêncio durante a oitiva. “E a garantia de não autoincriminação, se instado a responder a perguntas cujas respostas possam resultar em seu prejuízo”, definiu o magistrado. Nesta quinta-feira, 15, a defesa de Jair Bolsonaro apresentou um recurso no TSE para tentar impedir a realização da oitiva de Anderson Torres à Corte. No documento, o advogado Tarcísio Vieira de Carvalho Neto pede que sejam revogadas as medidas determinadas pelo ministro Benedito Gonçalves, incluindo o depoimento de Torres. Para a defesa, o depoimento seria “impertinente” e com “pouca ou nenhuma utilidade processual”. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

André Valadão critica quem envia dinheiro para o Brasil: “Lugar que não vale nada”

O pastor André Valadão, líder da Igreja Lagoinha USA, gerou polêmica ao criticar abertamente...

Fluminense garante empate e impede Fortaleza de colar no líder

No Maracanã, Fluminense e Fortaleza fizeram o último jogo da 34ª rodada do Campeonato...

Passaportes mais valiosos de 2024: Brasil surpreende

Os resultados do Henley Passport Index 2024 foram publicados, listando os passaportes mais poderosos...

Fachin afirma que as acusações de golpe são reais e graves, mas “a democracia brasileira é maior que isso tudo”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin afirmou, nesta sexta-feira, em...

Mais para você