InícioLazer, vida e culturaSaúdeAneel impõe multas à Enel e investiga falhas na distribuição de energia...

Aneel impõe multas à Enel e investiga falhas na distribuição de energia em São Paulo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emitiu um ofício em resposta às preocupações levantadas pelo Ministério de Minas e Energia sobre a escassez de eletricidade em algumas áreas de São Paulo. O documento, assinado pelo diretor-geral Sandoval Feitosa, destaca que a Aneel tem realizado inspeções na Enel SP, a empresa encarregada da distribuição de energia na capital paulista. Desde o início das fiscalizações, a Aneel já impôs multas que somam R$ 320 milhões à Enel, incluindo uma penalidade significativa de R$ 165 milhões, aplicada devido a falhas no atendimento a emergências em novembro de 2023.

Feitosa ressaltou que a agência enviou equipes técnicas para monitorar as operações da Enel e convocou representantes de diversas empresas de distribuição e transmissão para uma reunião. Além das multas, a Aneel iniciou uma investigação sobre as falhas operacionais da Enel e não descarta a possibilidade de recomendar a caducidade da concessão da empresa. A agência afirmou que tomará medidas punitivas caso sejam identificadas falhas graves ou negligência nos serviços prestados. A atuação da Enel já estava sob escrutínio há quase um ano, com a Aneel acompanhando de perto as ações da empresa desde um incidente em novembro de 2023.

Com a aproximação do verão e a previsão de eventos climáticos extremos, a Aneel convocou uma reunião com a Enel e outras concessionárias para discutir os planos de contingência. O ofício da Aneel foi uma resposta a um documento do Ministério de Minas e Energia, que estabeleceu um prazo de três dias para que a Enel solucionasse os problemas de falta de energia em São Paulo.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Capitão da PM agredido em festa de Corumbau é transferido para Salvador

Na madrugada deste domingo (13), um policial militar foi brutalmente agredido durante uma festa...

Ministério Público da Suécia confirma investigação por estupro, mas não cita Mbappé

Kylian Mbappé se viu envolvido em mais uma polêmica extracampo nesta semana. Jornais da...

Marçal diz que vai assumir secretaria em Barueri se candidato vencer eleição

Pablo Marçal (PRTB) confirmou que aceitará o convite para assumir a Secretaria de Empreendedorismo...

Novos Baianos, brigas antigas: Paulinho Boca é citado pela Justiça no camarim de show em ação movida por Luiz Galvão

O músico Paulinho Boca de Cantor, um dos fundadores da banda Novos Baianos, foi...

Mais para você

[the_ad id="181056"]