Há 175 anos, nascia, na rua dos Capitães, Centro Histórico de Salvador, Ruy Barbosa, baiano que marcou a história do Brasil. E, para comemorar o seu nascimento, no dia 5 de novembro, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) exibe, nesta mesma data, o documentário “A voz de Ruy – O arquiteto da república”.
O evento, que contará na abertura com a apresentação da orquestra Sinfônica Neojibá, núcleo Bairro da Paz, acontecerá no Auditório Desembargadora Olny Silva, às 8h30, localizado no prédio principal do Poder Judiciário baiano, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Os interessados podem se inscrever até o dia 4 de novembro por meio do Sistema de Educação Corporativa da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Siec/Unicorp). O evento será transmitido pelo canal do YouTube do Poder Judiciário da Bahia. Inscrições servidores e magistrados e inscrições público externo.
O filme tem duração de 1h30min e foi produzido pela DPE Entretenimento e Giros Filmes, com o apoio da Associação Bahiana de Imprensa (ABI). A estreia foi no Cine Glauber Rocha, no Centro Histórico de Salvador, em fevereiro deste ano. A CEO do Grupo Aratu, Ana Coelho, adquiriu, posteriormente, o direito de exibição da obra.
Na ocasião, também acontece a entrega da Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa – honraria instituída em 1999 pelo TJ-BA – ao professor de Direito Penal e Processo Penal da Universidade Católica do Salvador, Thomas Bacellar.
Além disso, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), doutor em Educação, integrante do Gepheiinse (Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares) e juiz do Paraná, Frederico Mendes Júnior, realiza uma palestra sobre a vida do Águia de Haia, às 10h.
O evento é promovido por meio da Comissão de Memória e pelo Fórum Permanente de Memória, em parceria com a Unicorp. A programação conta, ainda, com uma visita ao prédio histórico do Tribunal que leva o nome do homenageado. Os participantes, também, visitam a cripta que abriga os restos mortais de Ruy e sua esposa Maria Augusta.
Ruy Barbosa (1849-1923), conhecido como “O Águia de Haia”, foi um político, diplomata, advogado e jurista brasileiro. A cripta onde jazem, há mais de 70 anos, os restos mortais dele e de sua esposa Maria Augusta está localizada no subsolo do Fórum que leva o seu nome.
Para quem deseja saber mais sobre a vida do jurista, o TJ-BA disponibiliza dois materiais em acesso livre: o Memorial Ruy Barbosa, que resgata em detalhes a vida e a obra do jurista e abolicionista baiano em forma de linha de tempo; e o e-book “Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa”, que contextualiza o surgimento do tribunal baiano, até a construção de sua sétima sede, o Fórum Ruy Barbosa.