A Embaixada do Brasil, em Bogotá, com o apoio do Instituto de Cultura Brasil-Colômbia (Ibraco), levou à capital colombiana a série de arte urbana “Pelé Beijoqueiro”, do artista visual Luis Bueno.
Na nova série da obra, o Rei Pelé aparece beijando o escritor colombiano Gabriel García Márquez, um pedido exclusivo da embaixada, devido ao evento literário, com o apoio do Instituto de Cultura Brasil-Colômbia (Ibraco) — a mesma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou, na última quarta-feira (17/4), para prestigiar a obra de arte urbana “Pelé Beijoqueiro”.
Lambe-lambes de uma imagem exclusiva, criada a pedido da embaixada, foram coladas por Bueno em diferentes pontos de Bogotá, como a parede lateral na entrada do pavilhão do Brasil na Feria Internacional del Libro de Bogotá (FILBo), em Corferias; Ibraco (área interna do instituto e muro contíguo na Praça República Federativa do Brasil), em Santa Bibiana; Centro Cultural Gabriel García Márquez, em La Candelaria; e Biblioteca Pública Gabriel García Márquez, em El Tunal.
Para a imagem com o escritor García Márquez, Bueno escolheu uma em que o escritor estivesse sorrindo. “Acho que é emblemática da figura pública dele e da beleza de sua literatura, que casa bem com todas as alegrias que Pelé trouxe quando jogou futebol”, disse o artista.
Lula e presidênte da Colômbia na imagem do pelé (1)
Lula posou ao lado do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, em frente ao lambe-lambe do Ibraco Redes Sociais
Lula e pr da colombia na obra Pelé Beijoqueiro (1)
O evento literário teve o apoio do Instituto de Cultura Brasil-Colômbia (Ibraco) Reprodução/Redes Sociais
pelé-beijoqueiro-em-poste- (1)
A obra foi espalhada por pontos da capital colombiana Reprodução/Redes Sociais
pele-beijoqueiro-no-centro-cultural-gabriel-garcia-marquez (1)
Lambe-lambes de uma imagem exclusiva, criada a pedido da embaixada, com Pelé beijando o escritor colombiano Gabriel García Márquez Reprodução/Redes Sociais
foto-pele-marquez-bogota1
Pelé Beijoqueiro na Colômbia Reprodução/Redes Sociais
foto-pele-marquez-bogota
Pelé Beijoqueiro na Biblioteca Pública Gabriel García Márquez, em El Tunal Reprodução/Redes Sociais
Lula posou ao lado do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, em frente ao lambe-lambe.
Desde 2010 A série “Pelé Beijoqueiro” surgiu em 2010, a partir de uma fotografia original do jogador beijando o boxeador norte-americano Muhammad Ali. Bueno recorta a imagem e substitui o boxeador por diversas personalidades, como Salvador Dali, Mona Lisa, Maradona e, na edição de 2023, o cantor de tango Carlos Gardel, na Embaixada do Brasil, em Buenos Aires.
O trabalho foi exposto em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Santiago, Londres, Nova York e Paris.