InícioNotíciasPolíticaArgentina: Sergio Massa reconhece derrota para Javier Milei

Argentina: Sergio Massa reconhece derrota para Javier Milei

Atual ministro da Economia da Argentina e aposta de países governados por presidentes alinhados à esquerda, como o Brasil, Sergio Massa anunciou, na noite deste domingo (19/11), a sua derrota nas eleições presidenciais. O vitorioso foi o  ultraliberal Javier Milei, apoiado no Brasil pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu entorno.

Massa disse que conversou com Milei para parabenizá-lo e desejar-lhe boa sorte”. “Porque é o presidente que a maioria dos argentinos elegeu para os próximos quatro anos”, afirmou, segundo informações do jornal Clarín.

O candidato derrotado disse que o mais importante é deixar uma mensagem de diálogo e paz ao povo argentino. “Havia dois caminhos, optamos pelo sistema de segurança nas mãos do Estado, defendemos o caminho da defesa da educação e da saúde pública como valores centrais”, frisou.

“Entrei em contato com Milei para parabenizá-lo e desejar sorte”, diz Sérgio Massa.

Candidato governista à presidência da Argentina admitiu a derrota nas eleições deste domingo (19).

(Tradução: @SamPancher) pic.twitter.com/785PusqlOZ

— Metrópoles (@Metropoles) November 19, 2023


Massa pontuou, no entanto, que o povo escolheu outro caminho. “A partir de amanhã, a tarefa de dar certezas e transmitir garantias sobre o funcionamento social, político e econômico cabe ao presidente eleito. Esperamos que o faça”, disse.

No primeiro turno, no dia 22 de outubro, Massa teve um desempenho melhor do que o esperado. As pesquisas apontavam que os dois candidatos empatariam em cerca de 30%. Enquanto Milei se manteve na média esperada, Massa superou, com 36,8%.

O ministro da economia tem 51 anos teve o apoio do presidente argentino, Alberto Fernández, e da vice Cristina Kirchner para disputar o cargo. No Brasil, ele contava com a preferência do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de partidos de esquerda.

O advogado é de família italiana e, ainda na adolescência, começou a atuar como militante no partido liberal de centro-direita Unión del Centro Democrático. Em 2008, ele atuou no governo de Kirchner como chefe dos ministros. Massa deixou o governo brigado com a então presidente, e se tornou um grande crítico. Nos últimos anos, no entanto, os dois retomaram a relação.

Antes de atuar no Executivo, Massa foi prefeito de Tigre. Ele já foi deputado federal por Buenos Aires e presidente da Câmara dos Deputados da Argentina. O advogado também comandou a Administração Nacional da Previdência Social (Anses).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mais uma? Marca de cosméticos cancela contrato com Jojo Todynho

Parece que as coisas não andam muito boas para Jojo Todynho. Depois de expor...

Ministério da Agricultura divulga nova lista com 12 marcas de azeite impróprias para consumo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou recentemente uma nova lista de azeites...

Mega-Sena, 2788: veja as dezenas sorteadas para o prêmio de R$ 51 milhões

As Loterias Caixa sorteram nesta terça-feira, 22, o prêmio de R$ 51 milhões do...

Justin Bieber compartilha homenagem a Liam Payne

Justin Bieber usou uma rede social para prestar uma homenagem a Liam Payne. Ex-One...

Mais para você

[the_ad id="181056"]