InícioEditorialPolítica NacionalAvaliação de Lula é estável após 11 meses de governo, diz Datafolha

Avaliação de Lula é estável após 11 meses de governo, diz Datafolha

A terceira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) termina o primeiro ano com uma avaliação estável. É o que mostra a pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 7, pelo Datafolha. A quarta rodada da pesquisa no ano ouviu 2.004 leitores em 135 cidades na terça-feira, 5. De acordo com o instituto, o chefe do Executivo federal é aprovado por 38% dos brasileiros, enquanto 30% consideram seu trabalho regular e outros 30% avaliam como ruim ou péssimo. Em 11 meses de governo, os números não tiveram variação considerável, com exceção do período entre junho e setembro, no qual a reprovação subiu de 27% para 31%. Em março, Lula era considerado ótimo e bom por 38%. Nas outras duas pesquisas, o número foi de 37% e 38%. O regular oscilou entre 30% (março), 33% (junho), 30% (setembro) e 30% (dezembro). A margem de erro é dois pontos para mais ou para menos.

O petista é mais bem avaliado entre nordestinos (48% em um grupo que representa 26% da amostra) e entre quem tem menos escolaridade (50% nos 28% dos entrevistados). Dos 22% das pessoas que possuem curso superior, 39% reprovam o chefe do Executivo. O mesmo ocorre com 15% dos que moram no Sul. Entre os 4% mais ricos do país, ou seja, aqueles que ganham mais de 10 salários mínimos por mês, 47% acreditam que a gestão é ruim ou péssima. No segmento evangélico, 38% reprovam a gestão. Entre os católicos, o percentual é de 28%. Considerando apenas os jovens, Lula atinge a maior taxa de avaliação regular, com 40%. De acordo com o Datafolha, o resultado do petista pode ser creditado ao desempenho da economia, cuja projeção é de crescimento acima do esperado do PIB, em 2,5%, enquanto a inflação segue estável e o país apresenta as menores taxas de desemprego desde 2014.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Orçamento de guerra” ameaça as contas públicas, diz economista

Lula desembarcou no RS com uma comitiva disposta a liberar recursos da União para...

“Eu a amo de verdade”, disse ex-motorista acusado de prender socialite

O ex-motorista José Marcos Chaves Ribeiro negou que tenha mantido a socialite Regina Lemos...

Bancos adotam medidas para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A Febraban divulgou medidas adotadas pelos bancos para ajudar os afetados pelas chuvas no...

Lula diz que Padilha “briga com Lira”, mas vai unir bancadas pelo RS

Em visita ao Sul, o presidente comenta sobre o atrito entre o ministro e...

Mais para você