Após vencerem a etapa baiana do Desafio Universitário Empreendedor 2013, os estudantes Allisson Pierre Lino Gomes, Victor Macedo Silva e Bruna Bastos se preparam para disputar a fase nacional do jogo, que acontece entre os dias 29 de novembro e 4 de dezembro, em Brasília. Os estudantes baianos, que venceram 1.139 inscritos na etapa estadual, formam agora uma equipe para competir na final nacional do Desafio.
Allisson, 19 anos, estuda Engenharia da Computação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, no Norte da Bahia, e foi o primeiro colocado na etapa baiana. Já Victor, de 18 anos, segundo colocado, e Bruna, de 20, terceira colocada, são alunos do primeiro período de Administração da Unesul Bahia, do município de Eunápolis, no Extremo Sul do Estado. A premiação da etapa estadual aconteceu no dia 20 de novembro, no auditório da sede do Sebrae, em Salvador.
Bruna espera alcançar um bom resultado na final do jogo. “A Bahia nunca ganhou e representar o meu Estado, a minha faculdade e a minha cidade nacionalmente é uma honra. Estou com muita vontade de vencer e vou lutar para isso, mas espero também obter sucesso no mercado de trabalho com este aprendizado”, disse.
Allisson conta que o Desafio Universitário auxilia os participantes a ter noção de como administrar uma empresa e planta uma semente de empreendedor em cada estudante, despertando o desejo de abrir seu próprio negócio. “A expectativa para a etapa nacional do Desafio é grande e estamos estudando muito, visando uma boa atuação. Estamos planejando e conhecendo modelos de negócios, ideias inovadoras, organização e criatividade. Esperamos ganhar e com isso abrir oportunidades profissionais”, afirmou o jovem.
O coordenador da Unidade Regional do Sebrae Teixeira de Freitas, Alex Brito, explica que o Desafio oferece aos estudantes oportunidades de aprendizado baseado na realidade do mercado. “Os jogos ensinam práticas de gestão de negócios que tendem a preparar ainda mais os estudantes para um mercado diferenciado”, afirmou.
Assim pensa Victor, que cursa o primeiro período da faculdade e é sócio de uma loja de temperos e produtos naturais em Eunápolis. Ele destaca que está utilizando o conhecimento adquirido tanto na faculdade como no seu negócio. “O Desafio me ajudou muito no curso e no dia a dia do trabalho, na gestão do negócio e em aspectos como vendas, fluxo de caixa e compras”, disse. “Não esperava chegar aqui, o que já é uma grande vitória. Estou me preparando para vencer a etapa nacional”, completou.
Por | ASCOM SEBRAE