InícioEditorialPolítica NacionalBarroso estuda mudar regimento para que ações penais voltem para as turmas...

Barroso estuda mudar regimento para que ações penais voltem para as turmas do STF

Segundo ministro, julgar este tipo de medida ‘toma muito tempo’, e o plenário ‘deve ser reservado para as ações de impacto coletiva, casos de repercussão geral e ações diretas’

Carlos Moura/SCO/STF

Ministro Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça

O recém-empossado presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta sexta-feira, 29, que estuda retomar a análise de ações penais na Corte por meio das turmas, e não mais no plenário. Esse debate, segundo o ministro, já estava sendo discutido pelos integrantes da Casa. “(Uma das ações estudadas é) a volta das ações penais para as turmas, porque as ações penais tomam muito tempo do plenário e o plenário, no geral, deve ser reservado para as ações de impacto coletiva, casos de repercussão geral e ações diretas”, disse ele. “Desde que as ações penais passaram para plenário, conseguimos julgar muito poucas”, continuou. O magistrado também contou que outra alteração regimental está em análise, mas ainda não está amadurecida. Trata-se de fixar prazos para julgamentos dos embargos de declaração. “Às vezes embargo de declaração voltam meses ou anos depois do julgamento e isso produz um resultado ruim”, disse.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro anuncia eventos em SP para arrecadar doações ao RS

Ex-presidente estará nos locais de coleta de donativos em 6 municípios paulistas a partir...

Polícia diz que advogada sumida estaria envolvida no próprio sequestro

A Polícia Civil do Rio de Janeiro levanta a hipótese de que Anic Almeida...

Mansão das novelas Alma Gêmea e A Viagem vai à venda por R$ 37 milhões

Você é fã de A Viagem e Alma Gêmea, da Globo? Então, essa é...

Mais para você