InícioEditorialNotíciasBBM Logística fecha primeiro contrato de compra de energia renovável, com estimativa...

BBM Logística fecha primeiro contrato de compra de energia renovável, com estimativa de reduzir até 30% dos custos

Contrato com a Órigo Energia prevê fornecimento nos armazéns de Minas Gerais e Pernambuco e outras unidades

A BBM Logística (BBML3), operadora de transporte logístico rodoviário, fechou o primeiro contrato de fornecimento de energia de fonte renovável e a estimativa é reduzir em até 30% os custos totais com energia elétrica do grupo. A parceira escolhida para apoiar a transição energética da BBM foi a Órigo Energia, que atua em geração distribuída (eletricidade produzida no local de consumo ou próximo a ele) de fonte solar.

De acordo com a Órigo, a primeira injeção de carga elétrica do contrato aconteceu em agosto e os contratos de geração distribuída de matriz solar com a BBM contemplam os contratos para as unidades atendidas em em MG e PE, com desconto de até 10% na conta de luz.

Em outras unidades da BBM, o contrato com a Órigo foi fechado no ambiente de mercado livre de energia (com negociação mais flexível de preços e condições do que com as concessionárias tradicionais). A Órigo está apoiando o processo de migração ao ambiente livre em 6 unidades da BBM no Rio Grande do Sul (Caxias do Sul, Cachoeirinha, Rio Grande), Paraná (São José dos Pinhais) e São Paulo (Guarulhos e Sumaré). Juntas, a economia projetada é, em média, de 30%.

Segundo André Gaia, vice-presidente administrativo e financeiro do Grupo BBM, a transição energética da BBM passa pela contratação de energia renovável e acesso ao mercado livre, pois é nesse ambiente que outras fontes energéticas também estão no radar. “Procuramos a Órigo para usar energia limpa e a fonte solar é o core business deles. Mas eles também têm esse serviço no mercado livre e avaliamos que alguns de nossos armazéns poderiam estar nesse ambiente, com tarifas menores”.

A contratação de energia limpa para os armazéns de Minas Gerais e Pernambuco foi a primeira etapa do projeto de transição da BBM (fonte renovável), mas uma segunda etapa mais ampla de contratação no mercado livre de energia está em andamento, e que não necessariamente vai usar fontes renováveis de energia. “A segunda etapa traz savings (economias) importantes para a companhia, mas é uma etapa diferente da primeira”, esclarece.
Outro benefício da parceria é melhorar a gestão administrativa, visto que haverá mitigação de riscos com a simplificação operacional e centralização de controles, assinala Gaia.

Nesse sentido, a decisão de fazer a transição energética das unidades do Grupo BBM é um passo importante na melhoria operacional, complementa Alexandre Santarém, gerente geral administrativo do Grupo BBM. “Acreditamos que é o caminho certo a perseguir. Para nos apoiar nesse assunto, fizemos uma parceria com a Órigo Energia, que realiza a viabilidade das nossas unidades para cada fonte energética.”

Gaia acrescenta que a decisão também foi motivada pela busca de racionalidade ambiental. “Revisar nosso portfólio de energia é uma maneira inteligente de contribuirmos para a redução de emissões de gases de efeito estufa e está totalmente alinhado à estratégia ESG da BBM.”

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

O que não te contam sobre o casamento da neta do pastor Silas Malafaia

O último sábado (23) foi marcado por um momento especial para a família do...

Hulk aponta para Botafogo como favorito ao título da Libertadores

Protagonista e ídolo do Atlético-MG, Hulk jogou todo o favoritismo da decisão da Libertadores...

Presidentes russo e turco discutem cooperação e questões internacionais

De acordo com o comunicado, os dois líderes discutiram temas da agenda bilateral atual,...

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

Consumir açúcar em excesso, mesmo que involuntariamente ao ingerir alimentos com açúcares escondidos em...

Mais para você