InícioLazer, vida e culturaSaúdeBoletim aponta aumento de casos de covid-19 no estado do Rio

Boletim aponta aumento de casos de covid-19 no estado do Rio

O Panorama Covid-19 desta semana, divulgado hoje (10), pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) apresenta cenário que indica tendência de crescimento dos indicadores precoces da doença-19, mas com solicitação de leitos ainda em patamares baixos. A análise considera dados registrados na semana de 29 de maio a 5 de junho.

“Estamos observando um aumento nos indicadores da covid-19 no estado. Por isso, convocamos a população para que retorne aos postos para completar o esquema vacinal. Quem ainda não tomou a primeira dose, ou as doses de reforço, deve fazer isso o quanto antes. As vacinas são seguras e a forma mais eficaz que temos para evitar casos graves e óbitos pela covid-19”, disse o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

A SES informou que acionou o plano de contingência da covid-19 e já reverteu 30 leitos de enfermaria e 10 de unidade de terapia intensiva (UTI) no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A ação pode ser estendida a outras unidades, de acordo com a demanda. O plano de contingência prevê a ativação de níveis a partir de determinados cenários epidemiológicos. Com base no plano, em cada nível de ativação, são definidas as medidas de enfrentamento a serem tomadas.

Os atendimentos a casos de síndrome gripal nas unidades de pronto atendimento do estado (UPAs) aumentaram 14% em relação à semana anterior. Na semana de 22 a 28 de maio, a média diária de atendimentos foi 428, sendo 263 pediátricos. Já entre os dias 29 de maio a 5 de junho, foram em média 489 atendimentos, dos quais 256 pediátricos.

De acordo com o boletim, a taxa de positividade de antígeno continua em tendência de crescimento. Na última semana, foram realizados em média 10 mil testes por dia, sendo a positividade de 28%. Quanto ao RT-PCR, exame que identifica o coronavírus no período em que está ativo no organismo, estão sendo analisados em média mil exames por dia, com positividade de 23%.

No dia 3 deste mês, a Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde enviou nota técnica aos 92 municípios do estado com orientações sobre testagem para covid-19. O texto recomenda que as unidades básicas e de pronto atendimento mantenham a oferta de teste rápido de antígeno para todos os casos de síndrome gripal.

Cerca de 450 mil testes de antígeno estão à disposição dos municípios que solicitarem o exame. A medida tem como objetivo tornar o diagnóstico acessível a todos os que procurarem os serviços de saúde pública e mantenham o monitoramento do cenário epidemiológico da covid-19 no estado. Além disso, a realização do exame permite que, nos casos confirmados, as medidas de contenção sejam adotadas, evitando a transmissão da doença.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Veja imagens das Forças Armadas resgatando pessoas no Sul

Exército, Marinha e FAB mobilizaram efetivos, aeronaves e embarcações para auxiliar nos resgates; 10...

Eduardo Bolsonaro encontra neta de ministro de Hitler em visita a Parlamento alemão

Foto: Reprodução/Instagram Eduardo Bolsonaro se encontra com...

EUA: mais de 1,5 mil pessoas foram presas em protestos pró-Palestina

Mais de 1,5 mil pessoas foram presas desde 18 de abril em protestos e...

Lula assina decreto de reajuste do Imposto de Renda em evento de 1º de Maio no estádio do Corinthians

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto de reajuste da...

Mais para você