InícioEditorialBrasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio na...

Brasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio na Faixa de Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira, 10, em uma reunião com o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, que o governo brasileiro irá apoiar a denúncia da África do Sul à Corte Internacional de Justiça da ONU. A denúncia tem como objetivo apurar a prática de genocídio por parte de Israel contra o povo palestino na Faixa de Gaza. A ação foi apresentada ao tribunal, conhecido como Corte de Haia, no final de dezembro e acusa o Estado de Israel de descumprir a convenção de prevenção e punição do genocídio de 1951. Em nota divulgada pelo governo brasileiro, é destacado que o presidente Lula manifestou seu apoio à iniciativa sul-africana e pediu que a Corte Internacional de Justiça determine que Israel cesse imediatamente todos os atos e medidas que possam constituir genocídio ou crimes relacionados, de acordo com a Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio. O presidente ressaltou a importância de se combater as flagrantes violações ao direito internacional humanitário.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A Corte Internacional de Justiça é composta por 15 juízes, cada um de um país, e é o principal órgão judicial da ONU. A denúncia apresentada pela África do Sul coloca em evidência a situação em Gaza, especialmente a cidade de Khan Yunis, que está sendo alvo de avanços por parte de Israel. A cidade é conhecida por abrigar um grande número de refugiados. O apoio do Brasil à denúncia reforça a posição do país em relação ao conflito entre Israel e Palestina. O governo brasileiro tem se mostrado preocupado com as violações aos direitos humanos e ao direito internacional na região. A decisão de apoiar a denúncia na Corte Internacional de Justiça é mais um passo importante na busca por justiça e paz na região.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Suspeitos morrem em confronto CAEMA no município de Prado

Nas primeiras horas da noite deste sábado (11) de maio, dois homens suspeitos foram...

Buscar doação em Portugal para o RS é contraproducente, diz FAB

Mais de 200 toneladas de donativos foram arrecadados no país; governo articula com a...

SC: esposa descobre morte do companheiro usando localização de celular

Arquivo NSC 1 de 1 Imagem ilustrativa de sirene de polícia - Metrópoles ...

Chuvas afetam mais de 2 milhões de pessoas e atingem quase 90% das cidades gaúchas

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada...

Mais para você