Rafael Buzacarini conquistou uma medalha de bronze para o Brasil na categoria até 100 quilos no Grand Slam de Judô de Tbilisi, na Geórgia, neste domingo (26). A vitória foi em cima do compatriota Leonardo Gonçalves, com um ippon.
Com a vitória, Rafael se coloca ainda mais na briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, com 250 pontos. Seu adversário, Leonardo Gonçalves, quinto colocado no ranking, tem 180. A luta foi extremamente equilibrada. Leonardo tentou levar para o solo, mas ficou na defesa de Rafael, que finalizou o adversário com um ippon, já no golden score.
Antes de vencer o compatriota na luta pelo bronze, Buzacarini passou por Bojan Dosen, da Sérvia, e Nurlykhan Sharkhan, do Casaquistão, até ser derrotado nas semifinais pelo georgiano Ilia Sulamanidze. Ao celebrar a conquista, dedicou a medalha à filha recém-nascida.
“Fico muito feliz com essa medalha, a primeira no circuito esse ano, em uma disputa importante, voltando a medalhar. E é mais especial ainda pelo nascimento da minha filha, há dez dias. Eu estou aqui lutando por ela, ela me deu força e vou buscar muito mais medalhas”, disse Buzacarini.
Ainda neste domingo, três brasileiros competiram e caíram na terceira fase. Rafael Macedo perdeu para Goki Tajima; João Cesarino caiu para Giannis Antoniou. Por fim, Giovani Ferreira acabou derrotado por Li Kochman. Com isso, o Brasil encerrou o Grand Slam de Judô de Tbilisi com apenas uma medalha. Entre as mulheres, as melhores campanhas foram de Rafaela Silva e Jéssica lima, que competiram na sexta-feira, perderam a disputa dos bronzes nos 57 kg e terminaram dividindo o quinto lugar.